Penápolis, 03/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Geral

02/04/2024

Ibama cria plataforma para acompanhar recuperação ambiental

Imagem/Reprodução Ibama cria plataforma para acompanhar recuperação ambiental Ação integra Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) criou a Plataforma de Acompanhamento da Recuperação Ambiental (Recooperar), que reunirá dados de áreas degradadas ou alteradas para desenvolvimento de projetos ambientais. A norma que institui a ferramenta foi publicada nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União e começará a vigorar no próximo dia 15.
Além das ações de recuperação ambiental promovidas pelo Ibama, a Recooperar reunirá processos administrativos, inclusive municipais e estaduais, sobre áreas degradadas e dados geográficos como bioma e informações hidrográficas, além de definições como a destinação dada, se pertence a uma unidade de conservação, territórios quilombolas, terras indígenas, ou se possui Cadastro Ambiental Rural (CAR).
De acordo com a instituição, foram incorporadas informações sobre áreas embargadas, sobre Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (Prads) para reparação de danos ambientais, projetos de plantio compensatório e reposição florestal.

Plataforma de Análise
Atualmente, o acompanhamento de processos do Ibama é feito por meio da Plataforma de Análise e Monitoramento Geoespacial da Informação Ambiental (Pamgia), onde estão disponíveis apenas consultas de processos por estado, município, data de cadastro, origem ou número do processo administrativo. Para a nova plataforma serão migrados os dados de outras plataformas do órgão, como o Cadastro Simplificado de Vetores do Ibama (CASV).
Segundo as normas, o Ibama disponibilizará também instruções aos usuários para acesso à nova plataforma, cadastro de perfil e consulta às funcionalidades.
A iniciativa é uma estratégia de implementação da Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa, também alinhada aos acordos internacionais assumidos pelo Brasil, como o Desafio de Bonn e a Iniciativa 20x20, que têm como meta restaurar 12 milhões de hectares de áreas degradadas até 2030.

(Com Agência Brasil)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

01/04/2024 - Sérgio Moro começa a ser julgado nesta segunda. O que está em jogo no TRE-PR?

01/04/2024 - Quase 90% dos brasileiros admitem ter acreditado em fake news

31/03/2024 - Mega-Sena deste sábado acumula e próximo prêmio vai para R$ 10 milhões

30/03/2024 - Preço de medicamentos subirá até 4,5% a partir deste domingo

28/03/2024 - Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

27/03/2024 - Caixa prorroga prazo para pagamento de taxa de concurso até 5 de abril

27/03/2024 - Número de nascimentos no Brasil cai pelo quinto ano seguido, mostra IBGE

26/03/2024 - Mulheres recebem 19,4% a menos que homens, mostra relatório do governo

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.