Penápolis, 03/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Geral

20/05/2024

Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, é achado morto em destroços de helicóptero

Ebrahim Raisi | Wikimedia Commons Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, é achado morto em destroços de helicóptero O acidente aconteceu também após o Irã atacar diretamente Israel pela primeira vez, lançando cerca de 300 mísseis e drones. A maioria foi interceptada por uma coalizão dos EUA e Israel na região

A mídia estatal do Irã informou, na manhã desta segunda-feira, 20, que os corpos do presidente do país, Ebrahim Raisi, e do chanceler Hossein Amirabdollhian foram encontrados em meio aos destroços do helicóptero que caiu em uma região montanhosa, perto da fronteira com o Azerbaijão, na tarde do domingo, dia 19.

O governo do país ainda não havia se manifestado oficialmente até a publicação desta nota. A aeronave levava também lideranças regionais e guarda-costas, além da tripulação. 

O acidente aconteceu também após o Irã atacar diretamente Israel pela primeira vez, lançando cerca de 300 mísseis e drones. A maioria foi interceptada por uma coalizão dos EUA e Israel na região.

Equipes de resgate foram enviadas para as proximidades do local do acidente, que ocorreu na floresta montanhosa de Arasbaran, no extremo noroeste do país, próximo da fronteira do Irã com o Azerbaijão, de acordo com a Sociedade do Crescente Vermelho.

Pir-Hossein Koulivand, chefe do Crescente Vermelho do Irã, disse à TV estatal que 40 equipes de resposta rápida de várias províncias estavam procurando a pé porque a área é muito montanhosa. A TV estatal mostrou imagens da área coberta por uma neblina espessa. Até ontem à noite, as equipes de resgate ainda não haviam chegado ao local do acidente.

O presidente estava viajando para Tabriz após inaugurar a abertura de uma barragem com o líder do Azerbaijão, Ilham Aliyev, na fronteira compartilhada dos dois países.

Um clérigo conservador e por décadas confidente de Khamenei, Raisi tornou-se o oitavo presidente do Irã em agosto de 2021, liderando um governo significativamente mais linha-dura do que seu antecessor, Hassan Rouhani. Houve especulação de que ele poderia ser um candidato a suceder ao líder supremo do país, que tem 85 anos.

As relações do Irã com o Ocidente azedaram sob Raisi, que foi eleito com o menor comparecimento em anos, após uma série de outros concorrentes terem sido excluídos. Sua eleição marcou a consolidação de linhas-duras antiocidentais na república islâmica.

Sob o governo de Raisi, houve também um agravamento da relação do país com o Ocidente, bem como uma repressão severa aos direitos civis em meio aos protestos mais ferozes em décadas. 

(Com Estadão Conteúdo)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

18/05/2024 - Rio Grande do Sul pode voltar a ter fortes temporais na próxima semana

18/05/2024 - Brasil tem 1.942 cidades com risco de desastre ambiental

17/05/2024 - Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

16/05/2024 - Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

16/05/2024 - Chuvas agravam situação da população de rua em Porto Alegre

15/05/2024 - Dengue: quase todos os estados brasileiros têm tendência de queda

15/05/2024 - Governo federal anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do RS

14/05/2024 - Governo suspende parcelas e perdoa juros da dívida do RS por 36 meses

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.