Penápolis, 02/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Geral

21/06/2024

Governo da Argentina identifica foragidos do 8 de janeiro no país

Imagem/Reprodução Governo da Argentina identifica foragidos do 8 de janeiro no país Eles fugiram do Brasil enquanto cumpriam medida cautelares

O Ministério das Relações Exteriores recebeu do governo da Argentina uma lista com nomes de brasileiros que cumpriam medidas cautelares por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, e estão foragidos no país vizinho. O documento foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), na última terça-feira (18), que foi quem solicitou ao Itamaraty que fizesse a consulta ao governo argentino.
Os trâmites para uma eventual extradição para o Brasil dependem de pedido formal pelo Judiciário e são de responsabilidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública. No que diz respeito à cooperação jurídica internacional, o Itamaraty atua de forma auxiliar na tramitação de documentos.
No início deste mês, a Polícia Federal (PF) realizou operação para cumprir mandados de prisão de centenas de investigados por envolvimento na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. Os alvos são pessoas foragidas ou que descumpriram medidas cautelares determinadas pelo STF, inclusive aqueles que romperam tornozeleiras eletrônicas e fugiram para países como a Argentina e Uruguai. Condenados a penas superiores a dez anos de prisão, eles recorrem em liberdade das condenações.
Pelo menos 50 pessoas foram presas até o dia seguinte à operação e a PF segue trabalhando para localização e captura de outros 159 condenados ou investigados considerados foragidos. As diligências fazem parte da Operação Lesa Pátria, que desde o ano passado apura quem são os responsáveis e os executores dos ataques e já teve 28 fases, a última deflagrada nesta quinta-feira (20).
“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados cumpridos e pessoas capturadas”, informou a PF.

(Com Agência Brasil)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

21/06/2024 - Algas cobrem Rio Tietê e impedem navegação, turismo e pesca no interior de SP

20/06/2024 - Morre em SP o cantor Chrystian, ex-dupla de Ralf, aos 67 anos

20/06/2024 - Noroeste de SP terá dias mais curtos no inverno e temperaturas mínimas de 8ºC

19/06/2024 - Operador de trator morre após acidente de trânsito em rodovia na região oeste do Estado

19/06/2024 - Desenrola Pequenos Negócios renegocia R$ 1,25 bilhão até 12 de junho

18/06/2024 - Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 53 milhões

18/06/2024 - STF torna irmãos Brazão réus pelo assassinato de Marielle

17/06/2024 - Polícia busca foragido que atirou contra carro em rodovia no interior de São Paulo

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.