
16/03/2025
Palmeiras e Corinthians fazem neste domingo (16), às 18h30, no Allianz Parque, o primeiro jogo da grande final do Campeonato Paulista. O Verdão chega para o embate após eliminar São Bernardo e São Paulo nas fases anteriores. Por sua vez, o Timão bateu Mirassol e Santos para buscar o título estadual. O duelo de volta está marcado para o dia 27 de março, na Neo Química Arena.
A partida terá transmissão da Record TV, da Cazé TV, da TNT, Max, Play Plus e Nosso Futebol. Atual tricampeão paulista, o Verdão vai em busca da história. Afinal, o Palmeiras pode se tornar a primeira equipe a vencer o Estadual quatro vezes consecutiva. Para isso, o técnico Abel Ferreira espera abrir uma boa vantagem no Allianz Parque, diante de seus torcedores, para poder decidir na Neo Química Arena. Aliás, o treinador conta com Piquerez, que voltou a ser relacionado na semifinal, diante do São Paulo, depois de se recuperar de uma lesão na coxa.
Assim, pode assumir a vaga que vinha sendo ocupada por Vanderlan. A expectativa inicial era de que o mesmo pudesse ocorrer com Gustavo Gómez, mas o zagueiro sofreu uma entorse no joelho e está fora. O zagueiro Micael deve formar dupla com Murilo. Por fim, o time deve ser muito parecido com aquele que venceu o São Paulo, com Vitor Roque mantido no sistema ofensivo ao lado de Estêvão e Facundo Torres. Em contrapartida, o Timão terá um jejum para encerrar. Afinal, o Corinthians não levanta uma taça há seis anos.
A última vez foi justamente no Campeonato Paulista, mas de 2019. Desde então, o Alvinegro não conseguiu vencer nenhuma competição e tenta acabar com essa seca e colocar mais uma taça na sua galeria. Novamente, a comissão técnica de Ramón Díaz não deve contar com Igor Coronado, que segue ainda indisponível para retornar ao time.
Afinal, o camisa 77 se recupera de uma lesão no tendão do músculo adutor da perna direita e precisa evoluir nos treinamentos para estar novamente à disposição. Assim, a única mudança no time para aquele que enfrentou o Barcelona (Equador), na quarta-feira, pela Libertadores, deve ser na lateral-esquerda. Angileri deve entrar no lugar de Matheus Bidu.
TIMES
Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha, Micael e Murilo; Piquerez, Emi Martínez, Richard Rios e Raphael Veiga; Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, Félix Torres, Gustavo Henrique e Angileri; Raniele, José Martínez, Carrillo e Rodrigo Garro (Romero); Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz. Árbitro: Raphael Claus.
Abel pede respeito dentro e fora de campo
Na sexta-feira (14), treinadores e capitães de ambos os times concederam entrevista pré-jogo na sede da Federação Paulista de Futebol.
Técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, que comanda o time alviverde em sua quinta decisão de Estadual, pediu respeito dentro e fora de campo e torceu pela vitória de seu time.
“Para complementar, chegaram as duas melhores equipes, mais consistentes e por mérito deles, eles vão decidir em casa. Espero que seja um grande jogo, um grande espetáculo, que as torcidas se respeitem, os treinadores se respeitem e os jogadores se respeitem. E que vocês possam desfrutar de grandes dois jogos e, no final, que vença o Palmeiras”, declarou o treinador.
As equipes voltam a decidir uma final de Campeonato Paulista depois de seis anos.
A última vez que os clubes se enfrentaram na decisão foi em 2020, quando o Verdão bateu o rival, nos pênaltis, no Allianz Parque.
Ainda em época de pandemia, o estádio estava vazio.
Além da chance de conquistar o tetracampeonato inédito em sua história, o Palmeiras tem a chance de dar o troco no Corinthians, que faturou o Estadual, em 2018, na casa palmeirense.
O técnico Abel Ferreira analisou, brevemente, a força do derby e citou o filme “Romeu e Julieta”.
“Derby é derby em qualquer lugar do mundo. Estamos falando de dois clubes gigantes e logicamente quando surgem esses jogos, vocês também empolgam os torcedores. Sabemos da dimensão de um Palmeiras x Corinthians. Mas mais uma vez reforço, às vezes se passa do ponto. Um dos primeiros filmes que vi quando cheguei ao Brasil foi Romeu e Julieta, onde existe e prevalece o amor independente se sou palmeirense e corintiano. Assim que vejo”, declarou o treinador.
Ramón minimiza pressão e não confirma Garro
O técnico Ramón Díaz questionado sobre a pressão à frente do Timão, o treinador minimizou e demonstrou confiança em seus jogadores.
“Sei que no futebol existe a pressão. Tive a sorte de ser jogador e saber como é a pressão. Agora sei a pressão de ser treinador. Mais do que isso, passa pelo convencimento do que eu transmito aos jogadores. Tenho que passar tranquilidade, confiança. Tenho muito confiança no meu time, pelas dificuldades que tivemos, isso nos fez crescer. Eles tiveram uma capacidade enorme de se recuperar, hoje estão jogando a final. Não penso na pressão em mim, estou acostumado. Vamos dar a vida pelo Corinthians, isso temos muito claro. Queremos competir e vamos competir até o último minuto. Não se decide em um jogo. Conhecendo os dois times, vai ser uma partida dura”, afirmou o treinador.
O argentino também foi perguntado sobre a condição física do meia Rodrigo Garro, um dos principais atletas da equipe. O camisa 8 vem jogando no sacrifício por conta de dores no joelho direito.
Ramón não confirmou a presença do jogador, mas garantiu que o corpo médico do Corinthians está fazendo “todos os esforços” para que ele esteja em campo.
“É um jogador extraordinário. Nosso funcionamento é muito importante, todo o corpo médico está fazendo o máximo esforço para que ele participe desse jogo. Vocês elegeram Garro como um dos melhores meias do Brasil. Vamos fazer todos os esforços para que ele jogue essa partida. Se não, temos outros jogadores importantes, principalmente no ataque”, afirmou. Ramón, ainda, valorizou a reação do Corinthians desde sua chegada ao Parque São Jorge. Em cerca de oito meses, o técnico conseguiu livrar a equipe do rebaixamento no Brasileirão do ano passado e, nesta temporada, devolveu o clube à uma decisão estadual depois de cinco anos.
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
16/03/2025 - Penapolense recebe o São Caetano no Tenentão
15/03/2025 - Penapolense tenta a primeira vitória em casa
15/03/2025 - São Paulo e Corinthians decidem Supercopa Feminina no Morumbis
15/03/2025 - Federação define árbitros das finais do Paulista entre Corinthians e Palmeiras
15/03/2025 - Veteranos e Master "B" movimentaram o Lago
14/03/2025 - Penapolense deixa a zona de rebaixamento da A-4
14/03/2025 - Penápolis terá 11º Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.