Penápolis, 27/11/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Geral

11/06/2023

Casal morre no interior de SP após apresentar febre e manchas no corpo

Imagem/Reprodução Instagram Casal morre no interior de SP após apresentar febre e manchas no corpo Vigilância Epidemiológica investiga os óbitos e suspeita que eles tenham sido vítimas de dengue, leptospirose ou febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato

Um piloto de automobilismo de Jundiaí, no interior de São Paulo, e a namorada morreram nesta semana após apresentarem subitamente febre, dores e manchas vermelhas no corpo. Os sintomas tiveram início depois de o casal viajar para a zona rural de Campinas, também no interior, e para Monte Verde, distrito do município mineiro de Camanducaia.

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí investiga os óbitos e suspeita que eles tenham sido vítimas de dengue, leptospirose ou febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato.

O órgão municipal diz ter recebido a notificação do óbito do piloto e empresário Douglas Costa, de 42 anos, na última quinta-feira, 8. Ele estava internado em um hospital privado da cidade. A namorada dele, Mariana Giordano, apresentou os mesmos sintomas e foi atendida em uma unidade de saúde da capital paulista, mas também não resistiu.

Em nota, a vigilância afirmou que, de acordo com a ficha de notificação, os sintomas começaram no dia 3 de junho "com febre, dor no corpo, exantema (manchas vermelhas no corpo), evoluindo para um quadro mais grave". O órgão recebeu relatos de que o casal havia estado na zona rural de Campinas antes do dia 3 de junho e em Monte verde entre os dias 3 e 4 do mesmo mês.

A Prefeitura de Jundiaí enviará na segunda-feira, 12, amostras biológicas do paciente para o Instituto Adolfo Lutz para definição do diagnóstico.

A Secretaria de Saúde de Camanducaia, onde fica o distrito de Monte Verde, informou que foi notificada sobre o caso, mas afirmou ser "improvável" que uma eventual transmissão de febre maculosa tenha ocorrido no município mineiro. Isso porque, disse a pasta, o município não registra casos da doença nem a presença de carrapato estrela há mais de 20 anos.

Além disso, os sintomas começaram no dia 3 de junho, quando o casal havia acabado de chegar ao município, e a febre maculosa tem período de incubação de 2 a 14 dias, o que indica que, caso esse diagnóstico se confirme, a transmissão teria ocorrido anteriormente.

Douglas Costa era empresário do ramo de móveis planejados em Jundiaí e piloto da Copa C300, organizada pela AMG Cup Brasil. Em suas redes sociais, a empresa lamentou o falecimento: "A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos. Sabemos como Douglas era uma pessoa admirável e que, com certeza, deixará um grande vazio no coração de todos que tiveram a honra e o prazer de conhecê-lo."

(Com Estadão Conteúdo)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

10/06/2023 - Crianças perdidas há 40 dias na Amazônia colombiana são encontradas vivas

09/06/2023 - Sobe para 30 número de focos de gripe aviária em animais silvestres no Brasil

09/06/2023 - Acidente mata três pessoas e deixa jovem gravemente ferido em rodovia de Palestina

08/06/2023 - Tapetes de Corpus Christi marcam tradição católica há mais de 50 anos

07/06/2023 - Estado de SP representa um em cada quatro municípios com 5G no Brasil

06/06/2023 - Mãe capota carro a caminho do hospital após filho se afogar em balde

05/06/2023 - Inscrições no Enem começam nesta segunda-feira; veja como fazer

04/06/2023 - Morre o empresário Laudério Botigelli, fundador do Grupo Liane, aos 93 anos

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.