Penápolis, 26/11/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Geral

27/08/2023

Aneel mantém bandeira verde em setembro e conta de luz segue sem taxa

Reprodução/imagem ilustrativa Aneel mantém bandeira verde em setembro e conta de luz segue sem taxa A expectativa é de que a bandeira continue nesse patamar até o final deste ano

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira, 25, que irá manter a bandeira tarifária verde acionada em setembro. Com a decisão, as contas de luz seguem sem cobrança adicional no próximo mês. A expectativa é de que a bandeira continue nesse patamar até o final deste ano.

A bandeira verde foi mantida devido às condições favoráveis de geração de energia no País. Os consumidores conectados ao sistema elétrico nacional não pagam taxa adicional nas contas de luz há mais de um ano. A bandeira verde está em vigor desde abril de 2022.

Em nota, o diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, ressaltou que a decisão é positiva e citou o início da consulta pública da proposta que prevê a redução dos valores das bandeiras em até 36,9%.

"Esta é a segunda notícia positiva da semana para o consumidor. A primeira foi o início da consulta pública que propõe reduzir o valor das bandeiras amarela em até 37%, a vermelha, patamar 1, em 31%, e a patamar 2, em quase 20%. As duas notícias indicam oferta abundante de energia e condições favoráveis de geração."

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar os custos da geração de energia no País aos consumidores e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldades para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente por meio da "conta Bandeiras".

A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.

(Com Estadão Conteúdo)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

25/08/2023 - IBGE mostra que 46,219 milhões viviam com algum grau de pobreza não monetária no pré-pandemia

25/08/2023 - Procon-SP inicia investigação da 123milhas após resposta insatisfatória da agência de viagens

24/08/2023 - Jair Renan, filho de Bolsonaro, é alvo de operação da Polícia Civil do DF

24/08/2023 - Setor atacadista distribuidor inicia segundo semestre com aumento nas vendas

23/08/2023 - Megaoperação do Detran-SP fecha desmanches clandestinos em cidades da região

22/08/2023 - 123 Milhas é notificada sobre a suspensão de pacotes e emissão de passagens

22/08/2023 - Temperatura pode chegar a 40°C no Estado de SP e Defesa Civil alerta para risco de incêndios

22/08/2023 - Aeroporto de Araçatuba registra aumento no movimento em 2023

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.