Penápolis, 25/11/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Geral

28/05/2024

Programa Brasil Digital vai aumentar alcance da TV com mais definição

Imagem/Reprodução Programa Brasil Digital vai aumentar alcance da TV com mais definição Portaria estabelece regras para ampliar oferta em 250 municípios

Os canais de TV digital aberta e gratuita terão o alcance ampliado para cidades onde o serviço ainda não é ofertado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ou pela Câmara dos Deputados. O Programa Brasil Digital, criado nesta terça-feira (28), possibilitará parcerias para a aquisição e implantação de estações de transmissão que terão infraestrutura otimizada e compartilhada.
Iniciado em novembro de 2023 na forma de um projeto-piloto, o programa avançou com a publicação de portaria do Ministério das Comunicações, no Diário Oficial da União, que estabelece as regras para que os contratos de colaboração sejam firmados, e as estações cheguem a 250 municípios onde há pouca oferta de programação. Poderão participar órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta federal, estadual, distrital ou municipal, inclusive empresas públicas, sociedades de economia mista, assembleias legislativas e câmaras municipais.
Em cada local, apenas uma instituição parceira será selecionada por meio de edital de chamamento público. Os candidatos deverão oferecer o espaço físico para receber a estação, com energia elétrica, conectividade à internet e segurança, além de permitir o compartilhamento do uso, nesse caso, com despesas de manutenção e funcionamento rateadas. Também será necessário firmar acordo com a EBC ou com a Câmara dos Deputados para integrar a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) ou a Rede Legislativa.
Infraestruturas já existentes que tenham capacidade ociosa também poderão ser compartilhadas para a ampliação dos canais de televisão digital. Um edital especifico para essa finalidade também será lançado, com a previsão de um estudo de viabilidade técnica para a inclusão de canais no Plano Básico de Distribuição de Canais de Televisão Digital nas localidades com oferta de capacidade ociosa, que será realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações.

(Com Agência Brasil)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

28/05/2024 - Rio Grande do Sul tem alerta de perigo para chuvas e ciclone

27/05/2024 - Inscrições para o Enem 2024 começam hoje

25/05/2024 - Azul e Gol anunciam acordo para compartilhar voos domésticos

24/05/2024 - Com maior proporção de idosos do país, RS só tem 2 abrigos exclusivos

24/05/2024 - Governo investe R$ 143 milhões em prevenção a enchentes em Araraquara

23/05/2024 - Receita Federal abre consulta para primeiro lote da restituição

22/05/2024 - Lula anuncia medidas para aliviar cofres de prefeituras

22/05/2024 - "Temos que nos preparar", diz Marina sobre mudanças climáticas

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.