
14/02/2025
O Google pediu desculpas ao usuários de Android que receberam falsos alertas de um terremoto na madrugada desta sexta-feira (14). Em nota, a empresa afirmou que desativou o sistema de alerta no Brasil e está investigando o ocorrido.
De acordo com o Google, o Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. “Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial”, diz a empresa.
A gigante da tecnologia afirmou que, por algum motivo, o sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região nesta sexta-feira.
Os moradores dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro receberamo alerta de um possível terremoto de magnitude de até 5,5. O aviso, que foi enviado por volta das 2h da manhã, veio por meio do sistema de alertas de terremoto do Android.
Além da notificação, a empresa também alertou sobre medidas de segurança que devem ser tomadas caso o fenômeno aconteça, como o uso de sapatos, verificação das saídas de gás e evitar construções danificadas.
A notificação mostrava possíveis tremores, com magnitudes diferentes, na região de Ubatuba (de magnitude 4,4) e na Baixada Santista (de magnitude 5,5).
A Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu nenhum alerta e que não há registro de nenhuma ocorrência relacionada com o possível terremoto no estado.
A Defesa Civil ressaltou ainda que o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que é o órgão oficial de monitoramento de terremotos do estado, não registrou nenhum terremoto no estado de SP nesta madrugada.
Já a Defesa Civil do Rio de Janeiro também confirmou que não emitiu nenhum alerta de terremoto para o território fluminense. “Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), não há registro de abalo sísmico no estado do RJ”, informa a nota dos cariocas.
A Defesa Civil Nacional também se manifestou sobre o ocorrido: “A Defesa Civil Nacional mantém sua estratégia de comunicação utilizando os canais oficiais já conhecidos pela população, garantindo informações seguras e confiáveis.”
Na rede social X, o alerta se tornou o assunto mais comentado do momento.
Veja a nota do Google na íntegra:
“O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas.”
(Com CNN Brasil)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
14/02/2025 - Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google
13/02/2025 - Defesa Civil alerta para chuvas fortes em São Paulo
12/02/2025 - Ministério Público do Trabalho vai investigar confecção que pegou fogo
11/02/2025 - Uso de internet por crianças entre 6 e 8 anos dobrou na última década
10/02/2025 - Prefeitos de todo o país se reúnem a partir desta terça em Brasília
10/02/2025 - Relatório de Transparência Salarial deve ser entregue até o dia 28
08/02/2025 - Redes da Meta facilitam aplicação de golpes financeiros, aponta estudo
08/02/2025 - Vítima de tragédia de Brumadinho é identificada após seis anos
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.