17/10/2025
Nova campanha do Sicredi mostra como as formas de pagamento evoluíram, mas como cada transação feita pela instituição financeira gera um impacto positivo
Nova campanha destaca como cada transação financeira contribui para o desenvolvimento sustentável e local
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença nacional e mais de 9,5 milhões de associados, lança nova campanha institucional para mostrar o impacto positivo que gera nas regiões onde está presente. O filme principal estreia em rede nacional e terá desdobramentos em mídia digital e OOH.
Com o mote “Acreditar no cooperativismo para transformar vidas, isso é ter com quem contar”, a campanha reforça o papel do Sicredi como agente de transformação social e econômica, alinhando-se ao Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU.
O filme mostra que, ao longo dos mais de 120 anos de história do Sicredi as formas de pagamento evoluíram - do pagamento em dinheiro, passando pelo cheque até o Pix - mas uma coisa permanece: cada transação financeira feita por meio da instituição gera impacto positivo na sociedade e nas regiões onde atua. A campanha recria cenários históricos desde 1902, e permeia as décadas de 1940, 80, 90 até os dias atuais, conectando passado, presente e futuro. A trilha sonora também é um elemento marcante. O clássico “Não é só Dinheiro”, de Tim Maia, retorna em versão instrumental adaptado e incorpora elementos musicais de cada década retratada.
Confira o filme na íntegra aqui: Sicredi | Acreditar no cooperativismo para transformar vidas.
O impacto social
A campanha também apresenta dados reais que evidenciam o impacto social gerado pelo Sicredi, como os mais de R$ R$ 435 milhões aplicados em investimentos sociais, R$ 15 bilhões destinados ao empreendedorismo feminino e as 5 milhões de pessoas beneficiadas por programas de educação, conforme aponta o Relatório de Sustentabilidade 2024. Esses números estão presentes no filme e nas peças de divulgação, reforçando o Sicredi como agente de transformação nos municípios onde está presente.
Além disso, um dos principais atributos da marca é o relacionamento próximo das cooperativas com seus associados. Isso reflete nos números de abertura de agências físicas no Brasil. “Só em 2024 foram abertas mais de 200 e a previsão é encerrar 2025 com mais 270 novas agências, resultando em mais de 3 mil agências em todo país. Desse montante, o Sicredi é a única instituição financeira presente fisicamente em mais de 200 municípios do país.”, lembra João Clark, superintendente de Marketing e Growth do Sicredi.
Visibilidade e engajamento
A produção do comercial, grandiosa e humana, contou com uma equipe de mais de 350 profissionais na produção e um elenco com mais de 60 pessoas. Ao todo, foram mais de 40 horas de gravação para o filme principal da campanha.
“A campanha dá continuidade à comunicação iniciada em 2023 com ‘É ter com quem contar’, agora com foco ampliado para a sociedade e dados reais de impacto. O movimento foi construído de forma colaborativa com os profissionais de marketing das nossas centrais e cooperativas, que vivenciam esse impacto na ponta. Cada transação no Sicredi representa mais do que uma operação financeira, é uma escolha que transforma vidas. É essa história que decidimos contar juntos”, destaca João Clark, superintendente de Marketing e Growth do Sicredi.
Os movimentos de marketing da campanha foram pensados para gerar visibilidade e engajamento em diferentes frentes. A estratégia inclui mídia digital (YouTube e Meta), TV aberta, OOH em praças estratégicas, além de ações de influência com creators e branded content. Também foram planejadas ativações internas e externas, como o lançamento do filme institucional, materiais para redes sociais, ambientações locais e ações coordenadas com as 102 cooperativas do Sicredi.
Campanha nasce de escuta ativa com associados e sociedade
Além da participação dos profissionais de marketing das centrais e cooperativas do Sicredi, o movimento de comunicação teve como embasamento principal uma pesquisa conduzida pelo Time de Estudos de Comportamento do Associado do Sicredi, com o objetivo de entender como, quando e para quem comunicar o cooperativismo.
Com mais de 1.500 respondentes associados e não associados na etapa quantitativa e 35 entrevistas na qualitativa, o estudo revelou que causas sociais e ambientais são fortemente associadas às cooperativas de crédito, sendo percebidas como atributos legítimos do cooperativismo. A pesquisa orienta a campanha a destacar o impacto positivo gerado pelas transações financeiras no Sicredi, tornando o propósito da instituição mais tangível e acessível.
Ficha Técnica – Campanha de Impacto Positivo Sicredi
Agência: Suno United Creators Anunciante: Sicredi Título: Impacto PositivoEquipe Criativa e Estratégica
Criação: Bruno Brasil e Adriano Panda Planejamento: Sérgio Katz, Kátia Fontana, Beatriz Poiani Ferro, Lara Sanches Mídia: Luiz Augusto Zerbini, Priscila Sato, Jéssica Aline de Melo Silva, Pedro Henrique Alves Souza, Marília Graziela Pires, Júlia Lima Dias Atendimento: Elthon Longhi, Raquel Hipólito, Sara Reis Aprovação: João Clark, Luciana Branco, Ariel Ferraz, Juliana OppeltProdução Audiovisual
Produção Audiovisual: Ana Luisa André e Gisele Miranda Produtora de Imagem: REBOLUCION BR Direção: Cassu Direção de Fotografia: Kairo Marcel Lenz Assistentes de Direção: Fernanda Mendes, Tata Alves Sausmikat, Ozzy Souto Produção Executiva: Ciro Cesar Silva Direção de Produção: Fabio Arisaka Coordenação de Produção: Erika Andrade e Sarah de Moura Direção de Arte: Gizele Muler Pós-produção / VFX: WarriorsProdução de Áudio e Fotografia
Produtora de Áudio: Comando S Fotografia: José Zarella Neto Produção Executiva (áudio): Patricia BruschiniSobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Site do Sicredi: Clique aqui
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
16/10/2025 - Operação investiga empresas para rastrear uso de metanol em bebidas
15/10/2025 - Jundiaí confirma uma morte causada pela intoxicação por metanol
14/10/2025 - Operação prende seis pessoas por adulteração de bebidas em São Paulo
13/10/2025 - Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano
13/10/2025 - Mercado financeiro reduz para 4,72% previsão de inflação em 2025
11/10/2025 - Dólar dispara para R$ 5,50 com tensão entre EUA e China
10/10/2025 - Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
10/10/2025 - Preços dos alimentos caem pelo 4º mês consecutivo, diz IBGE
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.