Penápolis, 03/08/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Geral

25/09/2019

Bancos anunciam medidas para conter assédio para crédito consignado

Imagem/Divulgação Bancos anunciam medidas para conter assédio para crédito consignado

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e a ABBC (Associação Brasileira de Bancos) anunciaram, nesta terça-feira (24), uma série de medidas para desestimular o assédio de instituições financeiras interessadas em oferecer, por meio de ligações telefônicas, crédito consignado a aposentados.

A ideia é a de promover uma autorregulação para a oferta desse tipo de serviço, de forma a evitar a concorrência desleal, que em geral é praticada por instituições financeiras que tentam, na base da insistência, obter contratos visando empréstimos consignados, que são abatidos diretamente na folha de pagamento dos benefícios.

O sistema de Autorregulação de Operações de Empréstimo Pessoal e Cartão de Crédito com Pagamento Mediante Consignação, ou simplesmente Autorregulação do Crédito Consignado, entra m vigor a partir de 2 de janeiro de 2020.

Entre as medidas previstas está a criação de uma base centralizada de dados abrangendo instituições financeiras e seus correspondentes, que são os vendedores diretos do crédito consignado.

Vinte e três instituições e conglomerados que ofertam o produto aderiram à autorregulação até o momento. Juntas, as instituições representam 97,88% do volume da carteira de crédito consignado de bancos em todo o país. São elas: Agibank, Alfa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, Barigui, Bradesco, BMG, BRB, Caixa, Cetelem, CCB, Daycoval, Estrela Mineira, Inter, Itaú, Mercantil, Pan, Paraná Banco, Safra, Santander, Sicredi e Votorantim.

A regra deve permitir, ainda, que o consumidor, quando não quiser, não seja importunado nem molestado, para que tenha a liberdade de escolher o que quer fazer em matéria de consumo.

O anúncio das medidas foi feito no Ministério da Justiça, com a presença de representantes das entidades bancárias, bem como do INSS e da Secretaria Nacional do Consumidor.

(Com Agência Brasil)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

24/09/2019 - Mais de 289 mil pessoas morreram de doenças cardiovasculares em 2019

21/09/2019 - Bolsonaro quer investigar aumento abusivo em postos de combustível

20/09/2019 - Poker conquista famosos e modalidade ganha cada vez mais adeptos no país

19/09/2019 - Prefeitura de Buritama instala câmeras em escolas

18/09/2019 - Região: Idoso morre após cair de terceiro andar de prédio

17/09/2019 - Novas regras para tirar CNH começam a valer

16/09/2019 - Extintor de incêndio pode voltar a ser obrigatório em carros

15/09/2019 - Homem é flagrado abandonando gatos em casinhas construídas por protetores de animais

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.