Penápolis, 25/05/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Geral

12/08/2020

País deve registrar 625 mil novos casos de câncer até 2022

Rovena Rosa/Agência Brasil País deve registrar 625 mil novos casos de câncer até 2022 Conhecer alguns dos sintomas pode ajudar no diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura da doença

DA REDAÇÃO

O envelhecimento da população é um dos fatores que deve impulsionar o crescimento do número de casos de câncer no país nas próximas décadas. Estimativas do INCA (Instituto Nacional de Câncer) projetam, para o triênio 2020-2022, o registro de 625 mil novos casos da doença no período, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma. "Conhecer alguns dos sintomas pode ajudar no diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura da doença", esclarece Ramon Andrade de Mello, médico oncologista, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal). 
O especialista destaca que o autoexame da mama é um dos exemplos de medidas que ajudam no diagnóstico precoce: "Uma parcela significativa das mulheres adota o procedimento, que procura identificar nódulos nessa região do corpo. A doença também pode apresentar inchaço ou vermelhidão da pele, entre outros sintomas". 
No caso de câncer de intestino, o paciente pode observar sintomas como diarreia ou constipação persistentes. "A perda de peso sem motivo aparente, o aparecimento de sangue nas fezes, náuseas e vômitos também podem indicar a presença de um tumor", explica Ramon de Mello. 
No câncer de próstata, os homens sentem alterações no fluxo urinário, como o aumento da sua frequência. A doença pode provocar ainda dor ou ardor durante a micção e até mesmo sangue na urina. 
Para o câncer de estômago os pacientes devem ficar atentos para inchaço ou acúmulo de líquido no abdômen, além de azia, indigestão ou úlcera. O médico alerta ainda para sintomas como perda de peso, dor e desconforto abdominal. 
"Os fumantes devem manter atenção redobrada para os sintomas de câncer de pulmão", alerta o oncologista. Segundo ele, a doença pode provocar tosse, dor no peito, perda de apetite, tosse com sangue ou mucosa, entre outros. 
"O importante é o paciente ficar atento às alterações que podem surgir no organismo. Ele não pode ter medo de fazer uma consulta para uma melhor avaliação. Sintomas novos não indicam necessariamente um câncer", explica o professor da Unifesp. 


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

12/08/2020 - Doria afirma que testou positivo para a Covid-19

11/08/2020 - INSS amplia serviço alternativo para receber documentação de segurados

10/08/2020 - Bolsonaro perde ação para Jean Wyllys e tem 15 dias para pagar R$ 2,6 mil

08/08/2020 - Óleo extraído da maconha tem eficácia no tratamento de pacientes com epilepsia

07/08/2020 - Operação São Paulo Mais Seguro apreende 127,3 quilos de drogas e detém 144 pessoas

07/08/2020 - Região: Ossada humana é encontrada perto da rodovia SP-463, em Santo Antônio do Aracanguá

06/08/2020 - Eleitores que perderam prazo para fazer a biometria não poderão votar

04/08/2020 - Os 5 esportes de maior sucesso no Brasil

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.