Penápolis, 24/05/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Geral

08/10/2020

Tribunal de Justiça arquiva denúncia contra padre Robson

Imagem/Divulgação Tribunal de Justiça arquiva denúncia contra padre Robson

Em decisão unânime, o Tribunal de Justiça de Goiás arquivou terça-feira (06) a denúncia do Ministério Público contra o padre Robson de Oliveira Pereira (foto). Ele era acusado de praticar lavagem de dinheiro por meio da Afipe (Associação Filhos do Pai Eterno). A decisão foi tomada pelo desembargador Nicomedes Domingos Borges e acompanhada pela turma da 1ª Câmara Criminal do Tribunal.
A sessão aconteceu na terça à tarde de forma virtual. O padre Robson era investigado na Operação Vendilhões, deflagrada pelo MPGO (Ministério Público de Goiás), no dia 21 de agosto deste ano. Ele era suspeito de praticar lavagem de dinheiro e de crimes de apropriação indébita, organização criminosa, sonegação fiscal e falsidade ideológica.
Na decisão, o desembargador Nicomedes afirmou que não existem provas suficientes de que o dinheiro doado pelos fiéis tinham desvios de finalidade. "A Afipe se trata de uma associação civil evangelizador e, para atender às suas necessidades, poderá criar atividades como instrumento captador de recursos financeiros", justificou.
A acusação era de que os crimes teriam sido cometidos através da Afipe, que é responsável pela Basílica de Trindade (GO).
A associação arrecadava doações para a construção de uma nova basílica em Trindade. O município, a 23 km de Goiânia, abriga a Basílica do Divino Pai Eterno, que é mantida pela Afipe e atrai milhares de fiéis. O padre Robson ocupava o cargo de reitor da Basílica, porém pediu afastamento do comando das entidades presididas por ele ligadas à Afipe.
Em agosto, a arquidiocese de Goiânia suspendeu temporariamente o direito do padre Robson de Oliveira de realizar celebrações.
O advogado Pedro Paulo de Medeiros, que defende o Padre Robson, afirmou, a reportagem, que houve uma exposição desnecessária do religioso. Ele disse ainda que, se o Ministério Público de Goiás tivesse procurado o padre para dar explicações, tudo já teria sido esclarecido.

(Com Ailton Alves - UOL)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

07/10/2020 - Procon encontra diferença de até 190% em preço de brinquedos

06/10/2020 - Calor intenso deve persistir no estado de São Paulo

05/10/2020 - Duas apostas de Brasília quase levaram a Mega-Sena de sábado

05/10/2020 - Marquise de loja em Araçatuba desaba e assusta população

03/10/2020 - Detran.SP disponibiliza renovação de CNH online

02/10/2020 - TSE faz parceria com agências para identificar fake news

01/10/2020 - O idoso no Brasil: entenda o envelhecimento hoje no país

30/09/2020 - Nove em 10 pacientes curados da Covid apresentam efeitos colaterais

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.