04/11/2020
Desde domingo (01), radares fixos ou portáteis devem ser precedidos de sinalização e não podem ficar escondidos nas vias. A Resolução nº 798, publicada em setembro pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), entrou em vigor.
Com a resolução, o Contran, órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura, pretende privilegiar o caráter educativo, em vez do meramente punitivo, em suas fiscalizações ostensivas no trânsito.
A Resolução 798 apresenta regras e critérios técnicos para instalação e uso de radares fixos ou portáteis, de forma a evitar que sejam instalados em locais pouco visíveis. A norma determina que os locais em que houver fiscalização de excesso de velocidade por meio de medidores do tipo fixo sejam precedidos de sinalização, de forma a garantir a segurança viária e informar, aos condutores, a velocidade máxima permitida para o local.
Entre as mudanças implementadas estão também a proibição do uso de equipamentos sem dispositivo registrador de imagem; a restrição do uso do radar do tipo fixo redutor em trechos críticos e de vulnerabilidade de usuários da via, especialmente, pedestres, ciclistas e veículos não motorizados; e a publicação da relação dos trechos e locais aptos a serem fiscalizados nos sites da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via.
(Com Agência Brasil)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
03/11/2020 - A beleza incontornável das orquídeas marca presença todos os anos em Penápolis
02/11/2020 - Aposta online leva prêmio de R$ 53 milhões da Mega-Sena
31/10/2020 - Campanha eleitoral tem baixa ocorrência de fake news, afirma ministro Barroso
30/10/2020 - Anvisa autoriza importação de insumo para 40 milhões de doses da Coronavac
30/10/2020 - Febre Aftosa: Campanha de vacinação no Estado de SP tem início neste domingo
29/10/2020 - Governo de SP dá início à Operação Finados hoje
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.