12/04/2011
Frei Adalto realiza a aspersão em todos que participaram da caminha ecológica
DA REPORTAGEM
Foi realizada no domingo, 10, uma caminhada ecológica organizada pela comunidade católica de Penápolis, com o tema “Caminhada penitencial pela vida no planeta”, fazendo alusão a Campanha da Fraternidade deste ano “Fraternidade e a vida no planeta”. Participaram do encontro, representantes das quatro paróquias da cidade, que saíram do Santuário, e seguiram para o Ribeirão Lajeado. Durante o trajeto, os participantes entoaram cânticos e realizaram orações, houve também algumas paradas para momentos de reflexão. Segundo um dos integrantes da comissão organizadora, frei Marcelo Toyansk Guimarães, participaram cerca de 250 pessoas. O objetivo da caminhada é mobilizar a população em torno do meio ambiente, os impactos ambientais e o compromisso de cada pessoa na preservação. “Durante nossa caminhada, fizemos as paradas para refletir sobre os problemas ambientais e o que estamos fazendo para amenizá-los”, comentou. Em frente ao Fórum, foi discutido sobre as leis e as medidas tomadas para o combate aos problemas do meio ambiente, na praça Daniel Rodrigueiro, próximo à Funepe, houve uma encenação que tratou da ação do homem na natureza e próximo ao Ribeirão Lajeado, defronte ao curtume, último ponto, antes do final, realizamos uma reflexão sobre a importância das indústrias cuidarem do meio ambiente”, comentou frei Marcelo. A caminhada se encerrou às margens do Lajeado com o ato simbólico de se plantar quatro árvores representando as paróquias da cidade que se uniram para o evento, uma aspersão com a própria água do Lajeado também foi feita em todos os presentes. Ele enalteceu a importância de se realizar a caminhada relacionada ao tema da Campanha da Fraternidade. “O lema da campanha deste ano é: A criação geme em dores de parto, fazendo-nos refletir de que nós também estamos sofrendo com os problemas ambientais. “O homem sofre as conseqüências de suas ações, por isso é importante saber que precisamos ter atitudes positivas para as pessoas não sofrerem ainda mais”, explicou. A idéia surgiu após uma série de palestras realizadas na cidade sobre a campanha deste ano com o intuito de reforçar para os cidadãos a idéia de conservação da natureza. Após a caminhada vários ônibus transportaram os participantes para o pátio do Santuário. “A participação de todos é muito importante para o combate aos problemas ambientais, por isso foi muito satisfatório vê-las participando do evento, além de todos os que ajudaram na organização. Agradecemos ao DAEP (Departamento de Água e Esgoto de Penápolis), ao CEA (Centro de Educação Ambiental) e a Polícia Militar, que muito nos ajudaram durante o evento”, finalizou. (Rafael Machi)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
12/04/2011 - Dupla é acusada de embriagar adolescente
12/04/2011 - Bombeiros registram duas ocorrências de fogo em casas
12/04/2011 - Biênio: Nova diretoria da ACE toma posse e propõe projetos
12/04/2011 - Aposentado morre ao dar entrada ao Pronto-Socorro
12/04/2011 - Desempregado é preso ao tentar furtar residência
12/04/2011 - Mãe e filha são agredidas em tentativa de assalto
12/04/2011 - Moto furtada é localizada abandonada
10/04/2011 - Ato Ecumênico homenageia vítimas de tragédia no Rio
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.