Penápolis, 28/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

17/04/2011

Inclusão de pessoas com deficiência é tema de palestra

DA REPORTAGEM

 

A Adefipe (Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis) realiza amanhã, 18 e terça-feira, 19, o primeiro Seminário de Inclusão da Pessoa com Deficiência. O evento acontece no Teatro Lúmine e os ingressos, que são limitados, podem ser adquiridos pelo preço de R$ 5 na própria associação, na avenida Capitão Moisés, 82, Jardim Brasília, no CISA (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e no SAE (Serviço Ambulatorial Especializado). As palestras começam sempre às 19h30. Ao comprar o ingresso, os presentes devem levar 1 quilo de alimento não perecível, que será revertido para os usuários da Adefipe.

A pessoa que tiver interesse em participar durante os dois dias pagam apenas R$10, não sendo necessário levar o alimento. Os associados terão ingresso gratuito, sendo necessário levar apenas o quilo de alimento para pegar o convite especial na entidade. Segundo a presidente da Adefipe, Letícia Takano Sader, a ideia surgiu após perceberem que a entidade precisava oferecer algo que motivasse seus associados e também as famílias atendidas pela associação. "Os palestrantes foram muito solícitos e se colocaram a disposição para estas palestras com o intuito de informar e divulgar noções básicas de como agir quando se depararem com uma pessoa com deficiência", comentou.

No dia 18 o palestrante será o Psicólogo e Secretário de Saúde, Antonio Sidney Marques, cujo tema será "A importância do diálogo, compreensão e apoio dentro de casa e no trabalho. Xô, estresse! Xô, depressão! Xô, sofrimento – superação de problemas". No dia 19, o professor Paulo Victor de Oliveira Miguel, PHD pela Unicamp (Universidade de Campinas) abordará o tema: "ECOLIG - Tecnologia para Acessibilidade e Inclusão. Alternativa de comunicação. Nova modalidade que pode incluir pessoas com deficiências físicas e ampliar a interação do homem com os ambientes através de dispositivos eletroeletrônicos". Segundo Letícia, a expectativa é atingir o máximo de pessoas possível para participarem do evento.

"São temas super interessantes, esperamos que as pessoas participem e gostem das palestras", ressaltou. O evento também conta com o apoio do CISA e SAE, além da Secretaria Municipal de Saúde. As pessoas que desejam mais informações ou reservar lugares, podem entrar em contato através do telefone 9110-9033, com Regina, 8127-6705, com Tiago ou 9743-0705, com Reginaldo. Atualmente a entidade possui cerca de 210 pacientes. Uma parceria com uma ONG da Holanda possibilita a instituição de fornecer equipamento para pessoas de zero a 25 anos, portadoras de alguma deficiência física e que necessitem do equipamento.

A entidade conta também com serviços de Fisioterapia, Psicologia, inclusão ao mercado de trabalho, além do empréstimo de aparelhos ortopédicos como cadeiras e muletas. Além destes serviços,tem também parceria com a Clínica de Especialidades e com a Faasp (Faculdade de Saúde São Paulo). (Rafael Machi)

 


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

17/04/2011 - SÉRIE A-3: CAP inicia hoje série de 6 finais

17/04/2011 - Polícia investiga assassinato de servente

17/04/2011 - Governo do Estado desapropria imóvel para sede do MP

17/04/2011 - Santa Leonor: Prefeitura já investiu mais de R$ 500 mil em melhorias

17/04/2011 - Cultura realiza Workshop de Contação de Histórias

16/04/2011 - Mega-Sena acumulada anima apostadores

16/04/2011 - Drogas são encontradas no estômago de bolivianos

16/04/2011 - Mulher frustra ação de ladrão em veículo

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.