Penápolis, 27/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

12/06/2011

DIVERSÃO: “Vá ao Cinema” deve atrair 10 mil alunos da rede pública

Rafael Machi DIVERSÃO: “Vá ao Cinema” deve atrair 10 mil alunos da rede pública O projeto “Vá ao Cinema” tem o objetivo de abrir as portas para as crianças da rede pública de ensino para conhecerem o cinema e as produções nacionais

DA REPORTAGEM

O Cine Lúmine iniciou na sexta-feira, 10, com encerramento previsto para 07 de julho, mais uma edição do projeto “Vá ao Cinema” com exibições de filmes nacionais, através de uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Segundo a proprietária do Lúmine, Mariá Aparecida Marins Bastos, a parceria visa proporcionar para crianças da rede pública de ensino e entidades sociais, a oportunidade de irem ao cinema e conhecerem um pouco mais sobre os trabalhos cinematográficos produzidos no Brasil. “Existem muitas crianças que nunca viram um filme numa telona e quando observam essa maravilha ficam deslumbrados”, comentou. Ela informou que na última edição, 9.800 alunos foram ao cinema, e que para este ano a estimativa é de que cerca de 10 mil compareçam às exibições. “São filmes escolhidos a dedo em que procuramos passar alguma mensagem para os alunos, além de mostrar que as produções nacionais estão ganhando um grande destaque”, disse. Mariá explica que o cinema nacional tem sido cada vez mais valorizado pelos brasileiros. Segundo ela, após o lançamento do filme “Dois filhos de Francisco”, que conta a história da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano, as pessoas começaram a gostar mais de assistir os filmes nacionais. “Principalmente os que contam histórias verídicas ou lembrem de alguma forma a realidade brasileira. Os cineastas perceberam que este tipo de trabalho pode render bons frutos, por isso começaram a produzir mais”, ressaltou. Quatro filmes nacionais e inéditos serão exibidos em sessões que ocorrerão nos períodos da manhã, tarde e noite. São eles: o infantil “A Casa Verde”, de Paulo Nascimento, “VIPs”, drama dirigido por Toniko Melo, o documentário “Do Luto à Luta”, de Evaldo Mocarzel que conta a história de superação de uma criança com Síndrome de Down , e a animação “Brasil Animado”, de Mariana Caltabiano. “Os filmes escolhidos proporcionam o entretenimento para as crianças, além de abordarem temas que podem ser discutidos nas salas de aula, contribuindo para uma formação social”, explica Mariá. Todas as escolas municipais e estaduais de Penápolis deverão participar do projeto, também foram convidadas escolas de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna e Glicério, além de algumas entidades como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a Associação Renascer da Terceira Idade.  “É muito bom proporcionar para as crianças oportunidades como esta, por isso somos muito gratos à Secretaria de Estado da Cultura e as Secretarias Municipais de Cultura e Educação”, finalizou Maria. (Rafael Machi) 


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

12/06/2011 - VAGAS: Região do Del Rey receberá nova Super Creche

12/06/2011 - Viagem Literária traz Menalton Braff à Penápolis dia 29

12/06/2011 - DICAS DE SEGURANÇA: Trânsito de Penápolis

12/06/2011 - Atitudes simples colaboram com meio-ambiente e reduzem a conta de energia

12/06/2011 - NOVIDADE: Adesivos em carros agradam as pessoas

12/06/2011 - Projeto de inclusão digital chega à Avanhandava

11/06/2011 - Saúde orienta quanto a falsos agentes comunitários

11/06/2011 - Emef “Marcos Trench”realiza 1º Fórum Mirim

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.