02/07/2011
Para o resgate das vítimas durante a simulação, os bombeiros tomaram todo os cuidados necessários em uma operação real
DA REPORTAGEM
O Corpo de Bombeiros de Penápolis realizou na tarde de ontem, uma simulação de resgate a vítimas de um acidente automobilístico, um veículo de passeio e um caminhão que transportava combustível. A operação ocorreu no recinto de exposições Prefeito Jandira Trench e chamou a atenção de pessoas que passavam pelo local devido a movimentação intensa dos bombeiros. O treinamento faz parte de Semana de Prevenção, na ocasião os soldados também enfatizaram o Dia do Bombeiro Brasileiro, que se comemora hoje. O simulado ocorreu em todo o Estado como forma de comemoração e treinamento intensivo, que já vinham sendo realizados durante a semana em Penápolis, através de palestras e cursos de primeiros socorros. Segundo o 1º sargento do Posto de Bombeiros de Penápolis, João Toshinobo Maeda, para este trabalho realizado ontem, soldados que estavam de folga também se dispuseram em participar do treinamento e fazer parte da comemoração do seu dia, totalizando 24 homens envolvidos neste trabalho”, comentou. Também participaram da simulação, agentes da Defesa Civil, alunos do curso de enfermagem da FAASP (Faculdade de Saúde de São Paulo), uma ambulância do Pronto Socorro Municipal e um funcionário de uma empresa de postos de combustíveis da cidade que cedeu o caminhão para fazer parte da simulação. Maeda explicou que além da comemoração, os trabalhos realizados têm o objetivo de aperfeiçoar os soldados no momento de um resgate real. “Queremos chegar próximo de um acidente real, levando em conta todo o procedimento necessário para um resgate, garantindo assim, maior eficiência em caso de precisão”, afirmou. Ele explicou que após estes trabalhos simulados, toda a equipe se reunirá para discutir os erros que tenham cometidos e aperfeiçoar para um atendimento mais ágil. “O importante é fazer com que os soldados estejam preparados para uma situação de risco. Aqui eles podem errar, para que possamos corrigir. Na vida real um erro pode ser fatal para a vítima ou até para o próprio bombeiro”, enfatizou. Na ocasião foram utilizados quase todos os veículos disponíveis. Na simulação um veículo Gol teria se chocado frontalmente com um caminhão carregado com combustível. Quatro pessoas teriam sofrido ferimentos graves e o motorista apenas leves. Os bombeiros tiveram que apagar uma chama para garantir a segurança de todos. Para o resgate foi necessário serrar o teto do veículo para retirar as vítimas. Em seguida elas levadas para a Unidade de Resgate e uma ambulância, para serem encaminhadas ao hospital. (Rafael Machi)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
02/07/2011 - Presidente e ex-jogador do Santos visitam Avanhandava
02/07/2011 - DIRETORIA: Severino e Domingos são empossados no Lago Azul
02/07/2011 - Selecionados da segunda fase farão matrícula terça e quarta
02/07/2011 - “Gincana da Família” agita pais e alunos do Cmei Mutirão
02/07/2011 - Programas e Projetos da Saúde em Penápolis são referência
02/07/2011 - Cerca de 100 pessoas participam de bate papo com escritor
02/07/2011 - Mapa Cultural Paulista: Núcleo de Teatro vence na fase municipal
01/07/2011 - 2012: TSE marca eleição municipal para 7 de outubro
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.