Penápolis, 25/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

29/07/2011

Profissionais do Ensino Fundamental fazem treinamento

Secom-PMP Profissionais do Ensino Fundamental fazem treinamento Psicóloga Lia Maura propõe atividade em grupos para participantes

Antes da volta às aulas, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma série de treinamentos com seus profissionais. Nos dias 21 e 22 de julho, foi a vez dos inspetores de alunos, estagiários e monitores das Emefs, Ceus e Cmeis.
No período da manhã, o grupo foi conduzido pela psicóloga da Secretaria de Educação, Lia Maura Camilo Bezerra com o tema: “Afetividade, acolhimento, vínculo e respeito às diferenças”.
No período da tarde, a capacitação foi ministrada pela coordenadora pedagógica Maisa da Silva Gomes, com o apoio da coordenadora da Educação Especial, Isabel Cristina Canhameiro Oliveira e Chefe Interino do Ensino Fundamental Vitor Francisco Avian. Os temas abordados foram: o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente); Resgate às funções de cada profissional da educação, Explicação sobre algumas funções correlatas; Discussão sobre ética; Atividades de vida diária. O grupo também estudou o documento enviado pelo promotor Adelmo Pinho “Recomendação sobre atos infracionais ou de indisciplina praticados na dependência dos estabelecimentos de Ensino pelos alunos”.
Também foram feitas diversas dinâmicas de grupo sobre para resolução de situações semelhantes às que acontecem no cotidiano escolar. Os participantes tiveram a oportunidade de se manifestar, com opiniões e sugestões durante todas as atividades propostas no treinamento.
Para a coordenadora pedagógica, Maisa Gomes, a formação continuada é imprescindível para o melhor desenvolvimento do trabalho dentro da escola. “Não podemos perder de vista que todos os membros da escola estão direta ou indiretamente envolvidos no processo educacional dos alunos. Desta forma, se faz necessário que todos assumam seu papel, dentro da sua função, nas reflexões, reuniões e tomadas de decisão, seguindo assim o princípio da gestão democrática”, concluiu.

Secom – PMP


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

29/07/2011 - Obras constrói galeria pluvial no Pereirinha

29/07/2011 - Fundo Social ganha máquina de fralda descartável

29/07/2011 - MUDANÇA: Veículos não podem mais estacionar na “avenida” à noite

29/07/2011 - Mais de 90% da população comem pouca frutas, legumes e verduras

29/07/2011 - Correios divulga lista de aprovados para atendente e nível superior

29/07/2011 - Caso Giovana: Welington tem prisão prorrogada por mais 30 dias

29/07/2011 - Homem cobra dívida e agride calçadista

28/07/2011 - Centro Paula Souza oferece curso de operador de máquinas agrícolas

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.