10/08/2011
DA REDAÇÃO
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) iniciou ontem, 9, a convocação dos primeiros candidatos selecionados para os cursos gratuitos de qualificação profissional do Via Rápida Emprego. Nesta primeira fase, estão disponíveis 2.340 vagas, para a formação de 78 turmas, em 71 municípios. Na região Araçatuba, serão chamados os candidatos de Penápolis, Andradina e Ilha Solteira. Em menos de um mês, o programa já superou os 120 mil inscritos em todo o Estado, 397 na região administrativa de Araçatuba. “Esse é o primeiro passo para promover a justiça social e gerar novas oportunidades às pessoas que precisam de apoio e iniciar novos projetos”, afirma Paulo Alexandre Barbosa, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de SP. “As empresas se modernizam e necessitam cada vez mais de profissionais preparados. Essa é a finalidade do Via Rápida: transformar a vida dos desempregados e oferecer profissionalização para 30 mil pessoas até o final deste ano, e para mais 400 mil cidadãos paulistas até 2014”, completa. Os selecionados devem comparecer ao local indicado, descrito na carta de convocação, até o dia 12 de agosto, munidos de RG e CPF. As aulas começam a partir do dia 15 de agosto. “Os candidatos que não forem convocados na primeira etapa, devem aguardar, pois, poderão ser chamados para o preenchimento das demais vagas ainda este ano”, explica Paulo Alexandre Barbosa. Além do material didático, os alunos receberão subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, terão direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso, podendo receber o total de R$ 330 por mês.
Inscrições
Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. As inscrições são permanentes e devem ser realizadas somente pelo site www.viarapida.sp.gov.br . Para isso, é necessário apenas ter em mãos RG e CPF. Os interessados também podem procurar os postos do Acessa São Paulo, programa da Secretaria de Gestão Pública do Governo do Estado de SP, que disponibiliza profissionais capacitados a oferecer instruções para o preenchimento do cadastro. A seleção é feita pela SDECT, que utiliza critérios de idade, escolaridade e renda familiar, além de priorizar quem estiver desempregado ou for arrimo de família. Os participantes dos programas Ação Jovem e Renda Cidadã, ações da Secretaria de Desenvolvimento Social, também têm prioridade no processo de seleção. Os cursos oferecidos pelo Via Rápida serão realizados nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de SP e em estruturas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
10/08/2011 - PONTO DE ENCONTRO: Proibição de estacionamento na avenida gera reclamações
10/08/2011 - CAP muda para voltar a vencer na Copa Paulista
10/08/2011 - Serralheiro se fere em acidente
10/08/2011 - Homem cai de moto após atropelar cachorro
10/08/2011 - ROCAM prende três pessoas por tráfico de drogas
10/08/2011 - Prefeitura melhora condições de tráfego na estrada do Córrego Grande
10/08/2011 - Ruas da Cidade Jardim entram no Programa Municipal de Recape
10/08/2011 - Prefeitura promove oficina para desenvolvimento de empresas
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.