09/09/2011
Mestre em Educação e Doutor em Linguística Aplicada, Guilherme do Val Toledo Prado, fala sobre metas e objetos para avaliar o aluno
Gestores da educação infantil e ensino fundamental da rede municipal participaram de uma formação sobre Avaliação Escolar, que aconteceu na última sexta-feira, 02, na Sala Pedagógica, no Paço Municipal.
Ministrada pelo Professor, Mestre em Educação e Doutor em Linguística Aplicada, Guilherme do Val Toledo Prado, a formação, que ocorreu durante todo o dia, se deu em parceria entre a Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), através do Projeto Conexão do Saber.
Participaram da formação os profissionais da Secretaria de Educação, professores e coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Centros de Educação Unificados (CEUs), encarregados dos Centros Municipais de Educação Integrada (CMEIs) e dos Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims) e coordenadores da Educação Infantil.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, Maísa da Silva Gomes, os profissionais da rede foram esclarecidos ainda mais sobre o processo de avaliação formativa, que já é usado na metodologia da educação municipal. “Guilherme frisou que a avaliação feita com o aluno deve ser voltada especialmente para a aprendizagem”, lembrou.
Segundo o palestrante, os professores devem traçar metas e objetivos para a avaliação, e para fazê-los da melhor forma é preciso ter como referência três parâmetros: primeiro a relação do aluno com si mesmo, ou seja, o que ele espera de si em relação à aprendizagem; segundo, o aluno em relação ao que se espera dele e terceiro, o aluno em relação aos demais que tiveram as mesmas oportunidades de aprendizado. “A tomada desses três parâmetros como critério geral para avaliar humaniza o processo de avaliação, porque o que importa é a aprendizagem do aluno”, comenta a Coordenadora da Educação Especial, Isabel Cristina Canhameiro, em relação aos parâmetros apresentados por Guilherme do Val.
Já a avaliação deve ser, conforme o palestrante, diagnóstica, ou seja, conhecer o saber prévio da criança antes da interiorização de novos conhecimentos. Formativa, que é a análise do desempenho do aluno no processo de aprendizagem e a avaliação final que é, através dela, onde o professor vai saber em que o aluno tem dificuldade, e a partir desse resultado que será feio um replanejamento do ensino, ou seja, fará as modificações necessárias para que o aluno possa aprender da melhor forma.
Visando melhorar ainda mais a educação no município, a Prefeitura de Penápolis, através da Secretaria de Educação, planeja para novembro mais dois encontros com o Mestre em Educação, Guilherme do Val. Os temas para esses encontros já estão sendo discutidos pela equipe da Educação.
Secom – PMP
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
09/09/2011 - Decisão da Justiça do Trabalho pode prejudicar PSF em Penápolis
09/09/2011 - Penapolenses vão para Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista
09/09/2011 - Entrega das bicicletas
09/09/2011 - COMÉRCIO: Último 'Liquida Penapolis 2011' acontece amanhã
09/09/2011 - Olimpíada Escolar: Congresso define alojamentos de participantes
09/09/2011 - Campanha pró Hospital do Câncer terá 6 postos de arrecadação
09/09/2011 - Maratona Cívico-Cultural garante mais um ano de sucesso
09/09/2011 - Polícia investiga morte de mulher em Avanhandava
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.