Penápolis, 25/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

01/10/2011

Projeto promove exibições do cinema nacional em Penápolis

Rafael Machi Projeto promove exibições do cinema nacional em Penápolis O projeto “Vá ao Cinema” prevê que cerca de 10 mil pessoas assistam longas metragens nacionais em Penápolis

DA REPORTAGEM

O Cine Lúmine iniciou ontem, mais uma edição do projeto “Vá ao Cinema” com exibições de filmes nacionais, através de uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O projeto está sendo realizado pela segunda vez este ano em Penápolis, a primeira ocorreu no mês de junho, quando cerca de 10 mil alunos da rede pública de ensino e demais entidades da região puderam acompanhar a exibição de filmes nacionais. Segundo a proprietária do Lúmine, Mariá Aparecida Marins Bastos, a parceria visa proporcionar para crianças da rede pública de ensino e instituições sociais, a oportunidade de irem ao cinema e conhecerem um pouco mais sobre os trabalhos cinematográficos produzidos no Brasil. “Existem muitas crianças que nunca viram um filme numa telona e quando observam essa maravilha ficam deslumbrados”, comentou. Ela informou que os filmes são produções que apresentam boa repercussão no público. “São escolhidos a dedo, pois procuramos passar alguma mensagem para os alunos, além de mostrar que as produções nacionais estão ganhando grande destaque”, disse. Mariá explica também que o cinema nacional tem sido cada vez mais valorizado pelos brasileiros. Segundo ela, após o lançamento do filme “Dois filhos de Francisco”, que conta a história da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano, as pessoas começaram a gostar mais de assistir os filmes nacionais. “Principalmente os que contam histórias verídicas ou lembrem, de alguma forma, a realidade brasileira. Os cineastas perceberam que este tipo de trabalho pode render bons frutos, por isso começaram a produzir mais”, ressaltou. Para esta edição a novidade é que os atletas e comissões técnicas participantes da Olimpíada Escolar do Estado de São Paulo, que Penápolis sediará  entre os dias 6 e 15 de outubro, também poderão prestigiar as exibições nesse período. A participação foi possível através de parceria firmada com entre o Cine Lúmine e a Secretaria Municipal de Esportes Lazer e Juventude. “Os filmes escolhidos proporcionam o entretenimento para as crianças, além de abordarem temas que podem ser discutidos nas salas de aula, contribuindo para uma formação social”, explica Mariá. Todas as escolas municipais e estaduais de Penápolis e também de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna e Glicério, participarão do projeto, além de algumas entidades como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a Associação Renascer da Terceira Idade.  “É muito bom proporcionar para as crianças oportunidades como esta, por isso somos muito gratos à Secretaria de Estado da Cultura e as Secretarias Municipais de Cultura e Educação, além da Secretaria Municipal de Esportes”, finalizou Mariá. (Rafael Machi) 


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

01/10/2011 - Acusado de triplo homicídio é absolvido

01/10/2011 - ATRAÇÃO: Cavalgada Franciscana começa neste sábado

01/10/2011 - TOR apreende comprimidos contrabandeados

01/10/2011 - Jovem procurado pela polícia de MS é preso em Penápolis

01/10/2011 - Outubro: Matrículas para Educação Infantil abrem dia 05

01/10/2011 - Delegados de Penápolis são eleitos para Conferência Nacional do Idoso

01/10/2011 - Natal de Luzes: Prefeitura sorteia mais uma bicicleta

01/10/2011 - Rock in Rio anuncia que próximo festival no RJ será em setembro 2013

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.