Penápolis, 27/11/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

01/08/2024

Região recebe atividade da Jornada do Patrimônio

Imagem/Divulgação Região recebe atividade da Jornada do Patrimônio Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues em Araçatuba

DA REDAÇÃO

Abrindo as comemorações do Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, anuncia a 5ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo. Com o tema “Ferrovias”, o evento promove atividades gratuitas em 40 municípios entre os dias 2 e 4 de agosto, promovendo o resgate da memória do sistema ferroviário paulista. 
Neste ano, o evento leva programação artística para espaços históricos, com o foco na importância das ferrovias. A antiga malha ferroviária representa não apenas um meio de transporte, mas um motor de desenvolvimento econômico, social e cultural. Um meio não só de locomoção, e sim de histórias, vivências, trocas e experiências. 
“Uma vez que o sistema ferroviário conectava mercadorias e pessoas, ele permitiu um rico intercâmbio cultural dentro do estado. Neste ano, a Jornada vai fazer o resgate dessas histórias que, por meio das rodovias, marcaram a história de São Paulo”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. 

Cidades
Além da capital paulista, a Jornada do Patrimônio chega aos municípios de Bananal, Botucatu, Brodowski, Chavantes, Cubatão, Ourinhos, Santa Bárbara D’oeste, Tupã, Araraquara, Bauru, Biritiba Mirim, Casa Branca, Descalvado, Echaporã, Jaboticabal, Jaguariúna, Jundiaí, Mairinque, Mogi Das Cruzes, Pindamonhangaba, Queluz, Santa Rita Do Passa Quatro, Santana De Parnaíba, Taubaté, Santos, Águas Da Prata, Caieiras, Campinas, Campos Do Jordão, Cardoso, Cosmópolis, Cruzeiro, Guararema, Santo André, Araçatuba, Ribeirão Preto e Sorocaba. 

Araçatuba
HARU-AÇA-TU-BO:
O mito do progresso.
Com Companhia OBS.
Haru-aça-tu-bo uma das origens do nome Araçatuba. Assim como a maioria das cidades paulistas, tem suas histórias e memórias construídas a partir  não só de uma versão do que ocorreu, mas daquela versão que gostariam que contassem. Misturando teatro a contação de histórias, literatura oficial com atuação, "O mito do Progresso" vem para recontar a história, ou mito, da expansão e progresso paulista.
Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues - Rua Joaquim Nabuco, 125 e 135. Dia 3 de agosto às 10h30.

(Com Assessoria de Imprensa – Pevi 56)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

01/08/2024 - Tecnologia: sinal 5G começa a ser distribuído em Penápolis

01/08/2024 - Diana Bioenergia participa da 6ª Feira do Agronegócio no Garden Shopping

01/08/2024 - Peça teatral "Queernegroláxia" estreia dia 10 de agosto no Ceu das Artes

01/08/2024 - Sesc realiza a 6ª edição do projeto Do Peito ao Prato

01/08/2024 - Prefeito e vereador: candidatos têm limite de gastos durante as eleições

01/08/2024 - Agosto deverá ser seco e com temperatura acima da média

01/08/2024 - "A.C.Camargo" recebe inscrições para 26 vagas em 7 programas de residência multiprofissional

01/08/2024 - Homem é multado após postar vídeo dando cerveja para tatu beber

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.