Penápolis, 27/11/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

30/08/2024

Mulheres poderão se alistar voluntariamente no serviço militar aos 18 anos; modalidade ainda é dúvida em Penápolis

Imagem/Divulgação Exército Brasileiro Mulheres poderão se alistar voluntariamente no serviço militar aos 18 anos; modalidade ainda é dúvida em Penápolis Decreto autoriza alistamento feminino a partir de 2024; processo será voluntário e sem estabilidade

DA REDAÇÃO

Mulheres que queiram se alistar no serviço militar poderão fazê-lo voluntariamente no ano em que completar 18 anos de idade. Decreto publicado na quarta-feira (28) no Diário Oficial da União autoriza a admissão, a partir do próximo ano, quando deverão ser estabelecidos os municípios onde haverá o alistamento feminino pelo plano geral de convocação.
De acordo com as diretrizes estabelecidas, a apresentação voluntária de mulheres poderá ser feita no período de janeiro a junho do ano em que elas alcançam a maioridade. Antes, só podiam ingressar nas Forças Armadas as profissionais admitidas nos cursos de formação de suboficiais e de oficiais.
Com a mudança, após o alistamento voluntário, elas passarão ainda pelas etapas de seleção, que incluem a inspeção de saúde e a incorporação, que começa com um ato oficial e termina com a conclusão de um curso de instrução para o exercício das funções gerais básicas.
A desistência do processo é admitida até o ato de incorporação. Após essa etapa, o serviço militar passa a ser de cumprimento obrigatório e a militar fica sujeita aos deveres e penalidades previstos na legislação, como aplicação de multas e retenção do certificado de serviço militar.
As selecionadas serão incorporadas de acordo com as necessidades das Forças Armadas e o período de serviço militar inicial, com duração de 12 meses, pode ser prorrogado de acordo com critérios definidos pelas Forças Armadas.
Assim como os homens convocados ou voluntários que se alistam, as mulheres não terão estabilidade no serviço militar e passarão a compor a reserva não remunerada das Forças Armadas após serem desligadas do serviço.

TG em Penápolis
Em Penápolis, o chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-027, o subtenente Stewart Rutilho Dias Monteiro, explica como será a modalidade em nossa cidade. 
"Em 2024 iniciamos a seleção para o próximo ano nos segmentos masculino e agora feminino, no entanto, não houve até o momento nenhuma procura pelo feminino. Caso haja esta possibilidade, será para o ano de 2026, com alistamento em 2025, porém, este assunto deverá ser confirmado no encontro de preparação de instrutores na cidade de São Paulo, que ocorrerá em fevereiro próximo, para que o alistamento do segmento feminino tenha início em março do próximo ano. No momento não há nada oficial sobre o assunto", declarou o subtenente.
Caso haja dúvidas ou necessidade de mais informações, podem ser tiradas através do telefone (18) 3652-1041, Tiro de Guerra de Penápolis.

(Com informações da Agência Brasil)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

30/08/2024 - IBGE 2024: Penápolis tem população estimada em 63.317 habitantes

30/08/2024 - Há vagas: Penápolis possui 105 oportunidades de emprego no PAT

30/08/2024 - Show na regão homenageia Pena Branca e Xavantinho

30/08/2024 - Famerp está com as inscrições abertas para o Vestibular 2025

30/08/2024 - Thermas de Tupã inaugura atração radical, dois toboáguas de 10 metros de altura

30/08/2024 - Penápolis: Programa Saneamento Solidário cobre todas as áreas urbanas da cidade

30/08/2024 - OFERTAS DESTE FIM DE SEMANA DO SÃO CRISTÓVÃO SUPERMERCADOS - 30/08 a 01/09

30/08/2024 - Capa do jornal DIÁRIO impresso desta sexta-feira (30)

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.