18/09/2024
DA REDAÇÃO
O CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, estará em Santópolis do Aguapeí (SP) amanhã, quinta-feira (19), a partir das 19h, na praça central da cidade. Quem for ao local poderá acompanhar várias atividades, oficinas de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens.
Na telona serão exibidos curtas-metragens ambientais, os curtas produzidos por alunos da cidade e a animação “Kung Fu Panda 4”. A entrada é livre, não precisa de ingresso, os filmes contam com recursos de acessibilidade e tem distribuição de pipoca.
A 8ª edição do CineSolar é viabilizada pela lei federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL. Ela é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Como funciona
O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela.
Ele contém luzes coloridas, decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
Escola
O CineSolar também realizará a Oficinema Solar com alunos da escola municipal Prof. Minas Barganian e da escola estadual Manoel Bento Neto. Os encontros on-line com objetivo de sensibilizar os estudantes sobre as questões ambientais introduzem aspectos básicos da linguagem audiovisual com a técnica de animação em stop motion.
Com celular e tablet, as crianças e jovens constroem coletivamente a história, protagonizam e roteirizam um curta, que é exibido na sessão de cinema à noite para toda a população.
Nesta edição, a curadoria dos curtas-metragens é do FicaEco (Festival Internacional de Cinema Agroecológico), que tem como viés principal promover produções audiovisuais socioambientais, sobre a biodiversidade, os povos tradicionais e originários, as questões de gênero, a educação e movimentos sociais.
(Com informações Hojemais Araçatuba)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
18/09/2024 - Nota: Santa Casa de Penápolis desmente fake news
18/09/2024 - Motorista perde R$ 2,8 mil ao cair no golpe do falso parente
18/09/2024 - Engenheiro é preso por tráfico no Jardim Tropical, em Penápolis
18/09/2024 - Sucesso: Expô Araçatuba reuniu 80 mil pessoas em 4 dias
18/09/2024 - Semana Nacional do Trânsito terá ações educativas em Penápolis
18/09/2024 - Conta: entenda como controlar o uso de energia e economizar
18/09/2024 - Anta que morreu após ser resgatada em canavial estava amamentando
18/09/2024 - Capa do jornal DIÁRIO impresso desta quarta-feira (18)
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.