Penápolis, 26/11/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

25/09/2024

Primavera começa com expectativa de chuva para a 1ª quinzena de outubro

Imagem/Colaboração Primavera começa com expectativa de chuva para a 1ª quinzena de outubro Penápolis e região sofre com dias de tempo seco e muito calor

DA REDAÇÃO

A primavera de 2024 começou oficialmente às 9h44 de domingo (22) e marca um ponto de virada no Clima brasileiro, representando o retorno das chuvas em várias regiões, que passaram por longos meses de seca, e também o aumento natural das temperaturas, segundo o site Climatempo.
Os eventos de calor extremo têm sido cada vez mais frequentes no Brasil, e há uma forte possibilidade de que novas ondas de calor ocorram ao longo desta estação. Esses fenômenos são difíceis de prever a longo prazo, mas é possível que, em outubro ou novembro, episódios de calor intenso voltem a ocorrer, aumentando os alertas.
A faixa centro-sul do Brasil, que inclui São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, deverá registrar temperaturas mais dentro da normalidade, com pequenas variações acima da média. Isso se deve ao retorno mais consistente das chuvas, que ajudará a equilibrar o calor.

Chuvas
A primavera é tradicionalmente associada ao retorno das chuvas no Brasil e há boas notícias para as regiões Sudeste e parte do Centro-Oeste. Os modelos climáticos indicam que essas áreas terão chuvas mais frequentes e acima da média para a estação.
A previsão é que o retorno das frentes frias e a atuação de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) favoreçam a formação de sistemas de instabilidade que trarão um alívio para a seca prolongada.
Segundo as previsões, o alívio para a poluição do ar e os focos de incêndio começará na primeira quinzena de outubro. Nesse período, a faixa que se estende do oeste de Rondônia ao oeste de Mato Grosso do Sul verá o retorno das chuvas, que irão se intensificar nas semanas seguintes.
De forma geral, a maioria das áreas centrais e parte da faixa norte do Brasil deverá experimentar um retorno mais regular das chuvas na segunda quinzena de outubro, o que trará um alívio significativo para as queimadas e para a qualidade do ar.

Penápolis
O meteorologista André Mendonça de Decco, do IPMet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas) da Unesp de Bauru prevê tempo estável, com predomínio de sol e pouca nebulosidade em todo o Estado de São Paulo em toda esta semana.
Devido à atuação de uma massa de ar seco, não há previsão de chuva e as temperaturas ficam elevadas. O site Climatempo prevê que em Penápolis, a temperatura passará dos 40º C entre quarta e quinta-feira, com as manhãs também com temperaturas altas. A mínima prevista para esta quarta-feira (25), por exemplo, é de 22ºC.


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

25/09/2024 - Eleições 2024: urnas eletrônicas começam a ser lacradas para votação em Penápolis e na Comarca

25/09/2024 - Últimos dias de inscrição para o Vestibular Medicina da Funepe

25/09/2024 - Professora tem celular furtado de dentro de veículo

25/09/2024 - Preços ao produtor paulista: banana e borracha tiveram as maiores valorizações; alface e batata doce sofreram queda

25/09/2024 - Idosos perdem R$ 500 mil economizados por 30 anos na poupança

25/09/2024 - Capa do jornal DIÁRIO impresso desta quarta-feira (25)

25/09/2024 - Candidatos não podem ser presos em Penápolis

24/09/2024 - Eleições: candidatos a prefeito assumem compromisso com o Sindicato dos Servidores Municipais

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.