29/09/2024
Há dias com tempo seco, baixa umidade do ar e recorrência de incêndios no noroeste paulista, Pereira Barreto (SP) registrou uma chuva preta que intrigou os moradores na quinta-feira (26). O fenômeno ocorre quando nuvens de chuva encontram a fuligem de queimadas. O fenômeno, entretanto, não preocupa os especialistas consultados pelo g1.
O que é a chuva preta?
O noroeste de São Paulo está em chamas. A pesquisadora do instituto que monitora a fumaça, Karla Longo, explica que o fogo consome a matéria orgânica (árvores, plantas) e, na queima, são liberados vários gases como dióxido de carbono, monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e outros compostos. No entanto, o que vemos no céu são partículas restantes do que foi queimado, que é a fuligem. É ela que penetra as nuvens de chuva e faz com que a água fique escura. É como uma chuva de fuligem.
E a chuva preta pode ser ácida?
A chuva ácida acontece quando há uma grande quantidade de poluentes na atmosfera que, misturados com a água, podem se transformar em ácidos.
Segundo Karla Longo, a chuva preta não necessariamente é ácida. Isso porque a fuligem sozinha não alteraria a acidez da água. O meteorologista Giovani Dolif, do Centro Nacional de Desastres Naturais (Cemaden), explica que a chuva poderia ficar ácida se entrar em contato com poluentes que já estão na atmosfera.
Dessa forma, a chuva escurecida pela fumaça não é prejudicial à saúde, segundo os especialistas, no contato com a pele, por exemplo. Isso porque é uma chuva contaminada, mas não necessariamente tóxica.
(Com G1 São José do Rio Preto)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
29/09/2024 - Estiagem: concessionária alerta para necessidade de economizar água
29/09/2024 - Guardas municipais socorrem idosos durante incêndio em uma residência de Araçatuba
29/09/2024 - Funepe participa de campanha sobre Retinoblastoma
29/09/2024 - Comprar ou alugar imóveis: o que mais vale a pena?
29/09/2024 - Capa do jornal DIÁRIO impresso deste domingo (29)
28/09/2024 - Fogo continua e hospital é evacuado por causa da fumaça
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.