01/10/2024
O Governo de São Paulo iniciou os testes de um produto capaz de combater incêndios florestais com uma eficiência cinco vezes maior que o uso de água. Além de extinguir o fogo rapidamente, a substância possui efeito retardante, o que impede que o incêndio volte a ocorrer em áreas já controladas.
Em um ambiente controlado, a Defesa Civil testou a substância e conseguiu extinguir um foco de incêndio em apenas um minuto e 40 segundos, enquanto a água levou cinco minutos para controlar uma situação semelhante. O líquido vermelho, de origem nacional, também foi testado em um incêndio real na região de Ribeirão Preto, no início de setembro, com resultados considerados satisfatórios.
A Defesa Civil estima que o uso do produto possa reduzir em até 60% os gastos com aeronaves utilizadas no combate a grandes queimadas, devido ao tempo ganho em relação à substituição da água.
De acordo com o fabricante, a substância é atóxica para humanos e animais, e não causa danos às plantas, microbiomas do solo, águas naturais ou resíduos orgânicos. Originalmente, o produto é utilizado como fertilizante na agricultura.
A expectativa é que o produto seja usado em situações de emergência, como incêndios próximos a áreas urbanas ou reservas florestais. O uso será feito seguindo critérios pré-estabelecidos, especialmente em casos de grandes queimadas que coloquem em risco a segurança das populações e a preservação ambiental.
(Com Agência SP)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
01/10/2024 - Penápolis: pessoas com 70 anos ou mais representam 9,6% dos eleitores
01/10/2024 - Interior de SP: Defesa Civil alerta para alto risco de queimadas
01/10/2024 - Moto: ex-vice prefeito de Clementina morre após acidente
01/10/2024 - Engenheiro agrônomo perde R$ 55 mil no golpe do falso classificado
01/10/2024 - Sesi abre inscrições para estudar em 2025
01/10/2024 - Ponte da Assis sobre o "Tietê" será interditada a partir desta segunda
30/09/2024 - Ex-vice-prefeito de Clementina morre em acidente em vicinal
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.