Penápolis, 25/11/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

17/11/2024

Penápolis terá evento cultural "Negro Gente 3" na terça-feira

Imagem/Divulgação Penápolis terá evento cultural O evento contará com apresentações de artistas penapolenses engajados na luta antirracista

DA REDAÇÃO

Em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, toda a população penapolense está convidada a prestigiar o evento cultural “Negro Gente 3 – Respeito, Igualdade, Justiça e Antirracismo”, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 19, a partir das 19h30, no NAC – Núcleo Acadêmico e Cultural da Funepe (antigo Lúmine). 
O evento contará com a participação de um seleto grupo de artistas penapolenses que atua em diversas áreas culturais e que estão diretamente envolvidos na luta antirracista e de resistência da negritude. Haverá exposição de fotos com a temática do povo negro, além de diversas apresentações artísticas como música, poesia, dança, performances teatrais, entre outras manifestações culturais. O evento também contempla o 3º Sarau dos alunos de Pedagogia da Funepe. 
Para quem quiser prestigiar as apresentações, a entrada é um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite, que serão destinados à Santa Casa de Penápolis. 
Essa é a terceira edição do evento cultural “Negro Gente” que neste ano celebra o Dia da Consciência Negra com ainda mais potência, já que recentemente a data foi instituída como feriado estadual (setembro/2023) e feriado nacional por meio da Lei n°14.759 instituída em dezembro de 2023. 
“Negro Gente 3” é uma realização conjunta do Projeto SABE (Saúde, Alegria e Bem-Estar), Apeoesp e Funepe; com apoio da Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e diversos parceiros envolvidos.  

Antirracista
Segundo comenta uma das idealizadoras do evento, Regiane Alonso Tavares, nos últimos anos a luta contra o racismo e o fortalecimento do movimento antirracista entraram no centro do debate, a exemplo do tema de redação do Enem deste ano (Desafios para a valorização da herança africana no Brasil). 
“Acredito que esse debate precisa ser feito em todos os lugares, pois a luta continua e há sempre tempo para lutar e ressaltar o brilho e a beleza da cultura afrobrasileira. Por isso convidamos toda a comunidade para prestigiar ‘Negro Gente 3’, como um ato de amor e respeito à cultura e à arte de nosso povo”, destacou. 
Para a apresentadora e coordenadora artística do evento, Chrisley Maurício, não é segredo para ninguém que as oportunidades para a população negra não estão no mesmo patamar de igualdade. “É evidente que essa população ainda é negada, explorada, usurpada, assassinada; basta querer enxergar a realidade. Na teoria, deveríamos usufruir dos mesmos direitos, porém, a cor da pele ainda é uma forte característica de preconceito. Racismo é crime e precisa ser denunciado todas as vezes que acontecer”, alerta. 
As idealizadoras Regiane Alonso e Chrisley Maurício ressaltam que a luta antirracista não se faz só, é preciso o envolvimento de todos. “A caminhada é árdua, mas precisamos nos unir para garantir Respeito, Igualdade, Justiça e aprofundar o Antirracismo”, concluíram.

Apoio 
Para a realização do evento “Negro Gente 3”, além da participação dos artistas convidados, houve a colaboração voluntária de diversas pessoas envolvidas: Marco Souza, apresentador e diretor de som e iluminação; professora Jandineia Fernandes, conselheira e secretária da Apeoesp; Tereza Cristina Moreira da Silva, diretora de patrimônio da Apeoesp; Daniela Francisco, professora e coordenadora no curso de Pedagogia da Funepe; Renato Costenaro, professor do curso de Pedagogia da Funepe e coordenador do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (NAID) e Thaísa Fernanda, assessoria de imprensa.

Confira a programação artística:

Negro Gente 3 – “Respeito, Igualdade, Justiça e Antirracismo” 

> Lipeh Silva – Fotógrafo (exposição de fotos, apresentação do trabalho como fotógrafo – temática povo negro)
> Luizão – cantor
> Alunos da Pedagogia – Funepe
> Dasmina Clã – Cantoras
> Elza Pereira – Professora de ritmos
> IlicituzCrew – Grupo de Rap
> Cido Malta – Cantor e Compositor
> Vitória Oliveira – Cantora e Atriz
> João Luis dos Santos – Poeta
> Álvaro Luis Pelé – DançarinoO evento contará com apresentações de artistas penapolenses engajados na luta antirracista 
> Geraldo Malta – Escritor e Compositor
> Claudia Aguiar – Atriz
> Alexandre Silva – Bailarino e Coreógrafo

(Com A.I. – Thaísa Fernanda) 


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

17/11/2024 - Ministério da Economia Penápolis fecha 3º trimestre com 283 empresas abertas

17/11/2024 - Posse do novo Bispo Diocesano será em 14 de dezembro

17/11/2024 - Acidentes deixam três mortos em rodovias da região

17/11/2024 - Antonio Passafaro, 100 anos, recebe Medalha Centenária da Câmara

17/11/2024 - Equipe reconstrói dispersor de águas no bairro Cidade Jardim

17/11/2024 - Capa do jornal DIÁRIO impresso desta domingo (17)

16/11/2024 - Antonio Passafaro, 100 anos, recebe Medalha Centenária da Câmara de Penápolis

16/11/2024 - 283 empresas são abertas no 3º trimestre em Penápolis

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.