Penápolis, 24/11/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

23/11/2024

Exposição "Propostas de Reencantamento" de Marcela Cantuária chega ao Sesc Birigui

Foto: Vicente de Mello Exposição Exposição Propostas de Reencantamento, uma mostra repleta de obras coloridas, que retratam cenas de lutas e resistência feminina

DA REDAÇÃO

A artista carioca Marcela Cantuária traz para o interior de São Paulo a exposição Propostas de Reencantamento, mostra repleta de obras coloridas, que retratam cenas de lutas e resistência feminina. A exposição estará aberta à visitação de 23 de novembro de 2024 a 27 de abril de 2025, no Sesc Birigui. A abertura aconteceu ontem, dia 22 de novembro.
Composta por 27 obras, entre telas e oratórios, a exposição é um convite à reflexão e à conexão entre o místico e o político. Um dos destaques é a obra Uma Proposta para o Reencantamento, que inspira o nome da exposição e sintetiza o espírito do trabalho da artista. 
Produzida no final de 2022, a obra transmite uma energia de resistência e resiliência. “Acredito que a obra traz uma força muito potente. Temos mulheres como Nise da Silveira, Marielle Franco e Dilma Rousseff, figuras que enfrentaram pensamentos hegemônicos e seus tentáculos que tentam sufocar o avanço das lutas feministas, socialistas e antirracistas. É como se criasse um ambiente paralelo, um encontro entre essas mulheres de diferentes tempos históricos”, explica Marcela. A tela, de 2x6 metros, reúne essas figuras femininas ao redor de uma fogueira, evocando um universo em que o feminino está no centro, resgatando memórias e fortalecendo a luta por igualdade e liberdade. Para auxiliar o público na interpretação dos símbolos e personagens retratados, a obra conta com um glossário que explica as lutas e inspirações de cada figura.
Outro ponto alto da exposição são obras da série Oráculo Urutu, criada entre 2019 e 2021, onde a artista utiliza sobreposições de imagens icônicas da história brasileira e referências do misticismo, uma das marcas de seu trabalho. 
Essa série destaca a fusão entre o mundo dos sonhos e a realidade política, com obras como A Sede do Peixe, Afasta de Mim Esse Cálice, Caçador de Mim, Cajuína Cristalina, e Distraídos Venceremos. Em texto curatorial, Aldones Nino explica que Oráculo Urutu apresenta “um universo de sonho em que cinema, telenovela, música e literatura se unem em um campo vibrante de cores e formas, conectando-se a movimentos de insurreição contra o imaginário colonial enraizado nas sociedades e instituições modernas”.
A mostra também terá alguns oratórios, transformados por Marcela em espaços de memória insurgente. Em vez das figuras beatificadas tradicionais, seus oratórios celebram mulheres que lutaram contra o patriarcado e o capitalismo, transformando-os em pequenos monumentos de resistência.
Um exemplo é o oratório dedicado à Comandanta Ramona, uma líder do movimento zapatista no México. Conhecida por defender os direitos das mulheres indígenas e camponesas, Ramona aparece retratada sem sua típica balaclava tendo uma tempestade vulcânica como fundo, destacando sua força transformadora.

A artista
Marcela Cantuária é uma das grandes revelações da arte contemporânea brasileira, conhecida por seu estilo provocador e por obras que desconstroem convenções, ampliando as perspectivas sobre o papel das mulheres na história e na sociedade. Nascida e criada no Rio de Janeiro, Marcela afirma que a paixão pela arte sempre fez parte de sua vida. “Eu já nasci apaixonada por arte”, diz. Esse vínculo com a criação artística se intensificou na faculdade de Belas Artes na UFRJ, onde o interesse pelas cores e pelo gestual da pintura, que sempre a acompanhou, se tornou uma prática definitiva.
Ao longo de sua carreira, a artista não interrompeu o processo criativo, continuando a pintar e a explorar novas possibilidades em cada obra. “Na infância, todo mundo gosta de fazer arte e eu só não interrompi o processo, continuei trabalhando, pintando. Então, eu acho que é um legado de infância, poder fazer arte. Só que fazer isso como profissão é bom demais”, define.
Para Marcela, a arte vai além da expressão estética: é uma forma de sonhar e de acreditar em um mundo melhor. “Eu realmente acredito que é possível (pela arte) elaborar um mundo mais gostoso de se viver para todos”, finaliza.

SESC
O Sesc Birigui fica na rua Manoel Domingos Ventura, 121 - Vila Xavier. Telefone: (18) 3649-4730. Mais informações em https://www.sescsp.org.br/birigui .

(Com A/I Sesc)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

23/11/2024 - Saúde: Prefeito destaca atendimento da telemedicina em Penápolis

23/11/2024 - Mulher faz denúncia à polícia de agressão pelo ex-companheiro

23/11/2024 - Carro roubado em José Bonifácio é encontrado em Penápolis

23/11/2024 - Especial Cine Família de Natal será no Parque Maria Chica

23/11/2024 - Pontos MIS: hoje tem exibição gratuita do filme "A Sistina"

23/11/2024 - CNH: Detrans de todo Brasil alertam para golpes por SMS

23/11/2024 - Região: Caravana de Natal da Coca-Cola chega no próximo dia 12

23/11/2024 - Colaborador da Diana palestra no 7º Seminário UDOP de Inovações

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.