Penápolis, 11/07/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

01/06/2025

Semana de Design de Milão: penapolense tem novos trabalhos expostos

Imagem: Poliana Duarte Semana de Design de Milão: penapolense tem novos trabalhos expostos Gabriel Freitas mostra luminária Postal, criada por ele e exposta em Milão, na Itália

DA REDAÇÃO

O penapolense Gabriel Freitas, que atua como designer de produto, vem ganhando destaque novamente ao ter mais um produto criado por ele exposto na Semana de Design de Milão, na Itália. 
Durante o evento, ele teve a oportunidade de lançar sua nova coleção “Amor”, composta por poltrona, banco, banqueta, entre outros produtos. Na exposição, o design pôde mostrar parte de seus projetos, como uma poltrona e a luminária Postal, ambos criados por ele. Na oportunidade, ele também fez parte da exposição SaloneSatellite, que faz parte da Semana de Design de Milão e é considerada uma das principais realizadas durante o evento.
Segundo explicou Gabriel, um dos trabalhos desenvolvidos por ele, as luminárias Postal, foi exposta no Espaço Terra durante a mostra “Amid Earth and Sky”. “O espaço ressaltava o elemento terra presente nas peças, cores e materiais que fazer referência a esse elemento ajudaram a criar a coesão visual, foi uma grande oportunidade e honra fazer parte deste trabalho”, destacou. 
Durante a exposição, ele também expôs outro trabalho em um espaço dedicados às peças brasileiras em Milão. O Bar Frisson Camaleão, foi uma peça baseada em carrinhos de chá com design modernista brasileiro. “Sempre gostei daqueles móveis que eram um bar que a pessoa tinha em sua própria casa e que fez muito sucesso no passado, e também sempre gostei muito de coquetelaria, tendo a inspiração de criar o Bar Frisson Camaleão, que muda de cor conforme a posição que você o vê”, explicou.
A exposição também serviu como oportunidade para o penapolense mostrar seu trabalho com micélio em parceria com a empresa “Sylia”. O trabalho consiste na criação de uma espécie de “potinho”, feito através de um molde onde, dentro dele, cresce um cogumelo que dá forma ao produto. O micélio é a parte vegetativa de um fungo, que consiste numa rede de filamentos finos chamados hifas. É a estrutura que absorve nutrientes e sustenta a vida do fungo, funcionando como a "raiz" ou "corpo" do fungo. “Isso acontece tudo de forma lenta e silenciosa. O cogumelo é uma fábrica silenciosa e isso foi uma grande inspiração para desenvolvermos este trabalho”, ressaltou.
Apesar da oportunidade de mostrar um pouco de seu trabalho em Milão, na Itália, Gabriel Freitas já estuda a possibilidade de mostrar seus produtos também em uma exposição realizada em São Paulo, desta vez com sua coleção completa. “É sempre um prazer enorme poder participar desta exposição em Milão. Isso é possível através de parcerias que têm dado muito certo. Estar em Milão é oportunidade de estar perto de grandes trabalhos reconhecidos no mundo todo. Isso me inspira a mostrar mais sobre meu trabalho aqui no Brasil, por isso, estou buscando realizar minha exposição completa em São Paulo, destaco.

Trabalhos
Desde 2021 Gabriel Freitas vem tendo seu trabalho destacado ao levar seus conhecimentos para as pessoas através de vídeos publicados no Youtube e também conteúdos criados para seu Instagram, chamando a atenção dos amantes da arte ao analisar obras modernas de grandes pintores do mundo, como “O Lavrador de Café”, de Cândido Portinari, e “Mona Lisa”, de Leonardo Da Vinci.
Gabriel, é formado pela Universidade Federal do Paraná, onde concretizou sua paixão pelo design, que começou quando ainda era adolescente, aos 14 anos, após assistir ao filme Velozes e Furiosos, da Universal, e se interessar pelo design dos carros mostrados no filme. “Com isso, comecei minha vontade de desenhar carros e fui desenvolvendo esta paixão dentro de mim, até que entrei para a faculdade”, explicou. 
Hoje, morando em São Paulo, Freitas trabalha como design mobiliário e possui sua própria marca “Gabriel Freitas”, desenvolvendo diversos projetos. “Tenho minha marca onde desenvolvo projetos, principalmente para casas, onde mostro minha visão sobre diversos aspectos”, destacou. 
Seu trabalho começou a ser reconhecido ainda cedo. Logo após terminar a faculdade, ele já participou da Semana de Design de Milão, onde, além de expor seus trabalhos  também pôde adquirir muito conhecimento ao lado de grandes nomes da área.

Semana de Design de Milão
Composta por dois grandes eventos, a Semana de Design de Milão apresenta aos visitantes as principais tendências do setor de móveis e decoração. Um deles é o Salone del Mobile.Milano, o iSaloni, maior evento do setor moveleiro no mundo e ponto de referência do segmento de casa e mobiliário. Já o FuoriSalone, evento paralelo ao Salão do Móvel, é composto por múltiplas mostras e exposições espalhadas por toda a cidade, incluindo a INTERNI Cross Vision, organizada na Universitá degli Studi di Milano. 
Ao todo, são mais de dois mil expositores (38% vindos do exterior, de 37 países), incluindo as mais de 300 marcas de 25 países que foram apresentadas pela Bienal de Iluminação, Euroluce. Isso sem mencionar quatro projetos especiais e o Salão Satélite, voltado para o jovem design.
Entre os países latino-americanos, o Brasil ocupa posição de destaque, tanto dentro quanto fora do salão - ou melhor, nos circuitos fuorisalone, ou externos ao salão, como preferem os italianos. Com uma área de 970 m², apenas o Espaço Brasil – iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – concentra este ano nada menos que 37 fabricantes, além de 50 designers de diferentes regiões do Brasil.

A indústria moveleira no Brasil
A pujança da indústria brasileira do mobiliário tem destaque no comércio internacional, com presença sentida em 180 países e participação significativa nas principais feiras comerciais do mundo. As mais de 17 mil unidades produtoras fazem do país o sexto maior produtor de móveis e o 28º maior exportador, tendo Estados Unidos, Uruguai, Chile e Reino Unido como os principais destinos dos embarques. Em 2023, as vendas ao mercado externo superaram os US$ 735,3 milhões, com destaque para os estados da região Sul: juntos, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná responderam por 81,4% das exportações brasileiras de móveis.


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

01/06/2025 - Bodas de Rubi

01/06/2025 - Melhoria do atendimento: Pronto Socorro de Penápolis recebe novos equipamentos

01/06/2025 - Novos uniformes: alunos da rede municipal recebem peças de inverno

01/06/2025 - Câmara Municipal tem 8 projetos para votação nesta segunda-feira

01/06/2025 - Alunos da PEI Augusto Pereira de Moraes fazem doação à Santa Casa de Penápolis

01/06/2025 - Etapas: Obras do poço profundo de Penápolis avançam

01/06/2025 - Capa do jornal DIÁRIO impresso deste domingo (01)

31/05/2025 - Dia Mundial Sem Tabaco: data alerta para os riscos do uso de nicotina e cigarros eletrônicos

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.