
21/06/2025
O Centro de Zoonoses de Birigui (SP) recolheu oito cães em uma residência no bairro Santana, na quinta-feira (19), após denúncia de maus-tratos. Um dos animais estaria doente. A equipe foi ao local acionada pela vereadora Andreia, que se apresentou à polícia como representante voluntária da ONG de Proteção Animal “GRUPA”.
Ela contou que recebeu denúncia junto com a foto de um cão muito debilitado, inclusive aparentando já estar sem vida, pelas condições em que se encontrava na imagem. A parlamentar relatou que quando seguia para o imóvel, deparou-se com uma viatura da Guarda Municipal e solicitou que os agentes a acompanhassem.
Ainda de acordo com o que foi relatado por ela, o cão que aparecia na foto estava no quintal, que estaria em condições insalubres. Além disso, viu que havia outros sete animais no interior do imóvel, mas não teve contato direto com eles.
Zoonoses
Diante disso, o Centro de Zoonoses foi comunicado e a diretora de Biossegurança municipal, que é médica veterinária por formação, esteve no local. Ela relatou à polícia que o cachorro que estava no quintal aparenta estar doente e estava sem alimentação adequada.
Já os demais cães que estavam dentro da casa estavam em condições saudáveis, porém, também estariam sem alimentação adequada no momento da vistoria, havendo apenas uma panela com água à disposição deles. Ela confirmou que havia fezes espalhadas pelo chão, aparentemente, de muitos dias.
Sem dinheiro
Segundo a polícia, ao ser ouvido na delegacia, o morador disse que reside no imóvel com a mãe dele há dez anos e divide os cuidados com os animais da casa com ela, que passaria o dia todo em casa, por ser aposentada, mas seria doente.
Ele disse ainda que um dos cães ficou doente cerca de um mês atrás, mas ele não teve condições financeiras de procurar por um veterinário. Afirmou ainda não saber que doença ele teria, mas que percebeu que ele começou a emagrecer nos últimos dias.
De acordo com o investigado, os demais animais estão bem tratados e eram mantidos separados do que estaria doente como forma de prevenção. Ele afirmou que buscará limpar a casa, na medida do possível, e não pretende ter outros animais até ter condições de bem cuidar deles.
Investigação
Equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar Ambiental estiveram no imóvel, que passou por perícia. Os cachorros recolhidos serão submetidos a avaliação individual e um laudo deve ser encaminhado à delegacia, que vai instaurar um inquérito.
O delegado que presidiu a ocorrência decidiu pela liberação do investigado após ele ser ouvido e a polícia aguardará a emissão dos laudos para dar sequência à investigação.
(Com Agência Trio Notícias)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
21/06/2025 - Solenidade: Ricardo Castilho é homenageado pelo Tiro de Guerra
21/06/2025 - Envolvido em sequestro em Penápolis é preso pela GCM em Santa Bárbara d’Oeste
21/06/2025 - Homem de Rio Preto desaparece após se encontrar com mulher em Avanhandava
21/06/2025 - Polícia prende homem flagrado com drogas no São Francisco
21/06/2025 - Penápolis integra projeto nacional de monitoramento da qualidade da água
21/06/2025 - Câmara: requerimentos pedem mais segurança para estrada Francisco Salla
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.