Penápolis, 03/07/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

02/07/2025

IRPF: ainda não recebeu a restituição? Veja próximas datas

DA REDAÇÃO

O segundo lote de restituição do Imposto de Renda foi pago na segunda-feira, 30 de junho. A ordem de prioridade inclui idosos com 80 anos ou mais, seguidos por aqueles com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência ou doenças graves, professores e contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida com pagamento via Pix.
De acordo com a Receita Federal, das 43.344.108 declarações recebidas este ano, 56,4% têm valores a serem restituídos. O contribuinte pode verificar se possui valores a receber acessando o site do órgão. Para isso, é necessário informar o CPF, a data de nascimento e o ano de 2025.
O percentual de declarações com restituição foi o menor nos últimos 4 anos, de acordo com os dados disponibilizados pela Receita Federal e, dentre os possíveis motivos, estão os avanços tecnológicos nas checagens de dados do órgão regulador, principalmente relacionada a conferência das despesas dedutíveis com saúde. O fato da tabela do IRPF ter sido atualizada anualmente desde 2022, após um congelamento de oito anos, também pode ter influenciado essa questão, uma vez que a tabela atualizada reduz a quantidade de contribuintes com baixa renda obrigados a declarar.
A consultora especialista em assuntos regulatórios da Contabilizei, Juliana Ribas, explica os motivos que levam a demora no recebimento da restituição. “Além de respeitar a ordem de prioridades, a Receita Federal também considera inconsistências que levam o contribuinte à malha fina. Um simples erro de digitação ou uso de uma conta que não esteja no nome do contribuinte pode ser o motivo para não receber a restituição. Outro fator é o erro na indicação da conta bancária para restituição ou da própria chave PIX, que só aceita o CPF, então é preciso verificar em qual instituição bancária a chave PIX do CPF está vinculada”.
Para consultar se há pendências e, se necessário, fazer correções, o contribuinte deve acessar o portal e-CAC ou o aplicativo da Receita Federal, utilizando uma conta gov.br com nível prata ou ouro. O sistema informa se a declaração caiu na malha e apresenta o motivo da retenção, assim como indica se o pagamento da restituição não foi feito por erro no preenchimento dos dados bancários. “É importante ressaltar que, caso haja necessidade de retificar a declaração, ela volta para o final da fila de restituição”, afirma.

Ao pesquisar o status da declaração, o contribuinte pode se deparar com os seguintes resultados:

> Recepcionada: declaração foi entregue e está em análise; 
> Em análise: documento ainda está sob revisão preliminar; 
> Processada: análise finalizada; 
> Em fila de restituição: declaração foi aprovada e aguarda pagamento; 
> Imposto a pagar: valores devidos; 
> Resultado zero: sem valores a pagar ou restituir. 

Cronograma de lotes de restituição:
> Segundo lote: 30 de junho 
> Terceiro lote: 31 de julho 
> Quarto lote: 29 de agosto 
> Quinto lote: 30 de setembro 


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

02/07/2025 - Intermunicipal: Artesp autoriza reajuste na passagem de ônibus

02/07/2025 - Rodovias paulistas: aumento das tarifas de pedágios já está valendo

02/07/2025 - Jovem é detido com porções de maconha

02/07/2025 - Vigilante tem carteira furtada em local de trabalho

02/07/2025 - Parque Maria Chica: Ginásio de Lutas recebe R$ 100 mil em investimentos

02/07/2025 - Câmara Municipal de Penápolis aprova criação do Dia de Maria Chica

02/07/2025 - Educação orienta quanto ao pagamento do Auxílio Combustível

02/07/2025 - Comunidade do Gimenes recebe com festa melhorias do Ceim "Profª. Anna Maria Rodrigues Albendim"

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.