Penápolis, 04/10/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

04/10/2025

Penápolis e cidades da região terão bênção dos animais neste sábado

Imagem/Agência Brasil Penápolis e cidades da região terão bênção dos animais neste sábado Celebrações neste sábado integram a semana dedicada ao padroeiro da ecologia

DA REDAÇÃO

Em celebração ao Dia Mundial dos Animais e dentro da semana de São Francisco de Assis, as cidades de Araçatuba, Birigui e Penápolis realizam neste sábado (04), cerimônias de bênção para animais de estimação, tradição que reforça a mensagem de cuidado e fraternidade pregada pelo santo.
Na Paróquia São Francisco e Santa Clara, em Araçatuba, que fica no bairro Pinheiros, terá uma programação especial. As atividades começam às 6h30 com a Missa do Alvorecer, celebrada pelo padre Delmiro, em comemoração ao aniversário de dedicação da igreja. Após a celebração, será servido um café da manhã partilhado. Às 8h, haverá a tradicional bênção dos animais em frente à igreja e, à noite, a partir das 18h30, a comunidade participa da procissão em honra ao padroeiro, seguida de missa solene presidida pelo padre Gildásio Mendes.
Já em Birigui, a bênção será às 9h, na Praça Nossa Senhora de Fátima, no bairro Fátima, conduzida pelos freis franciscanos. Também na cidade haverá benção às 18h, no barracão da Capela São Francisco, no bairro Toselar. 

Penápolis
Em Penápolis, onde o dia é feriado municipal em homenagem ao santo padroeiro, a programação começa às 7h com a Missa de São Francisco no Santuário. Logo depois, às 8h30, será realizada a bênção dos animais e plantas no pátio do Santuário.
Os tutores podem levar seus animais para a bênção, observando as recomendações de segurança: cães em guias (com focinheira no caso dos de grande porte) e animais exóticos em caixas de transporte.
São Francisco de Assis, celebrado em 4 de outubro, é reconhecido como padroeiro da ecologia e dos animais. Sua vida marcada pela simplicidade e amor universal inspira até hoje a tradição de abençoar os animais, vista como um gesto de respeito à criação divina.
A prática, mantida em diversas comunidades, também simboliza a responsabilidade e o cuidado que os tutores devem ter com seus animais, fortalecendo a relação entre fé, natureza e vida.

(Com Folha da Região)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

04/10/2025 - Câmara: requerimento defende inclusão de CEP em placas de nomenclatura de ruas

04/10/2025 - Câmara Municipal vota 6 projetos em sessão nesta segunda-feira

04/10/2025 - Pacu de 23 quilos é fisgado em represa na cidade de Cosmorama

04/10/2025 - 09 de outubro: Penápolis inaugura Estúdio de Gravação Musical

04/10/2025 - Macro I realiza orientação sobre cuidados com o corpo na gestação

04/10/2025 - Defesa Civil alerta para calor extremo com termômetros marcando 40°C

04/10/2025 - Depósitos de bebidas são fiscalizados em Araçatuba; em Penápolis lojas emitem comunicados para garantir clientes

04/10/2025 - Penápolis: agosto termina com 180 vagas de emprego criadas

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.