22/12/2023
Campeões da Libertadores e da Champions League, respectivamente, Fluminense e Manchester City vão decidir o Mundial de Clubes da Fifa, nesta sexta-feira (22), às 15h (de Brasília).
A decisão acontece 24 anos depois dos dois clubes viverem as piores fases de suas histórias e disputarem a terceira divisão de seus campeonatos nacionais.
Em 1998, tanto o tricolor como o time inglês foram rebaixados da segunda divisão nacional e tiveram que jogar a série C de suas ligas no ano seguinte, em 1999. Em ambos os casos, porém, a trajetória seria de ascensão desde então.
O Fluminense venceria a Série C daquele ano e já disputaria a Copa João Havelange — equivalente à primeira divisão do Brasil que reuniu uma série de clubes de todo o país em torneio organizado pelo Clube dos 13 — no ano seguinte.
Já o Manchester City, que também jogava a terceira divisão pela primeira vez, terminou a competição em segundo lugar, atrás apenas do campeão Charlton Athletic. Os citizens, porém, só voltariam a disputar a Premier League em 2002.
Depois de chegarem “no fundo do poço”, os dois times se reergueram e empilharam títulos ao longo deste século. Além disso, ambas as equipes também já chegaram perto de conquistar o título continental em outras ocasiões.
O Fluminense, em 2008, foi derrotado nos pênaltis para a LDU no Maracanã e amargou o vice, enquanto que o Manchester City perdeu a decisão da Liga dos Campeões em 2021, ao ser derrotado pelo Chelsea por 1 a 0 na decisão.
Agora, 24 anos depois, os dois clubes confirmaram o favoritismo, venceram o Al-Ahly, do Egito, e o Urawa Red Diamonds, do Japão, e vão decidir o Mundial, realizado na Arábia Saudita.
Dentro do atual formato, iniciado no ano de 2005, esta será a oitava vez que o torneio será decidido em um confronto entre um time brasileiro e um europeu.
TIMES
Manchester City: Ederson, Kyle Walker, Ruben Dias, Gvardiol, John Stones, Rodri, Kovacic, Jack Grealish, Phil Foden, Bernardo Silva e Julián Álvarez. Técnico: Pep Guardiola.
Fluminense: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo, Marcelo, André, Martinelli, Paulo Henrique Ganso, Jhon Arias, Keno e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
22/12/2023 - Futebol de Rua movimenta o Marco Guerreiro
22/12/2023 - Burnely vence Futsal Infantil no Lago Azul
22/12/2023 - Endrick e Gabriel Pirani são chamados para disputar Pré-Olímpico pela Seleção
21/12/2023 - Diniz minimiza desgaste físico do Fluminense para a final
21/12/2023 - Julgamento de Daniel Alves por acusação de estupro na Espanha é marcado para fevereiro
21/12/2023 - Gabigol no Corinthians: Augusto Melo alimenta sonho e quer avançar na conversa
20/12/2023 - Manchester City vence e faz final contra o Fluminense
20/12/2023 - Diniz admite nervosismo na estreia do Fluminense, mas celebra classificação
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.