Penápolis, 28/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

14/04/2011

Vendedores ambulantes geram reclamações no comércio

DA REPORTAGEM

 

Comerciantes de Penápolis têm se mostrado insatisfeitos com o fato de ambulantes de outras cidades venderem seus produtos de forma inadequada em calçadas e praças da cidade. Segundo o lojista Miguel Soares Rodrigues, proprietário da loja de móveis Nova de Oliveira, este tipo de venda, a qual seria ilegal, tem prejudicado as vendas do comércio local. "Estes ambulantes expõem suas mercadorias nas calçadas, em praças no centro da cidade, iludindo os consumidores de que se trata de móveis mais baratos, porém muitas vezes, são móveis até mais caros do que os vendidos no comércio penapolense", comentou. Ele ressalta que diversos impostos são pagos para que o lojista possa trabalhar de forma regularizada, e quando um ambulante vem para a cidade vender seus produtos estas taxas deixam de ser recolhidas, fazendo com que trabalhem de forma irregular, e não há fiscalização para coibir esta ação. "Isso não acontece somente com a venda de móveis, mas também com frutas, produtos industrializados, enfim, vários setores do comércio da cidade estão sendo desvalorizados por esta irregularidade", ressaltou.

Rodrigues cita ainda a desvalorização de artistas da cidade, pois muitos vendem quadros que ficam expostos nas calçadas no centro, por isso acho que deveria haver uma forma de incentivo aos consumidores penapolenses para que não adquirissem nenhum produto deste tipo de venda", disse. O comerciante também se mostrou insatisfeito com relação à exposição de produtos nas calçadas de lojas centrais. "Achei um absurdo um vereador reclamar que os lojistas não devem colocar seus produtos nas calçadas, justo nós que pagamos impostos e colocamos as coisas de forma que não atrapalhe o fluxo de pedestres, enquanto os ambulantes podem vender livremente", afirmou. Já o presidente do Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista) de Penápolis, Flávio Galinari, diz que também é contra a venda de produtos por ambulantes de outras cidades.

"Os comerciantes têm todo o direito de reclamar, afinal esta prática irregular prejudica a venda daquele que está em dia com suas obrigações", comentou. Ele afirmou ainda que, na tentativa de chegar a um resultado positivo, uma reunião foi marcada para esta sexta-feira, 15, juntamente com o prefeito João Luis do Santos para esclarecer dúvidas, cobrar e chegar a um acordo quanto aos ambulantes que estariam irregulares nas suas vendas.

"Vamos conversar com o prefeito e ver o que é o possível ser feito para melhorar esta situação", disse. O setor de Fiscalização de Rendas e Tributos da Prefeitura de Penápolis informou que a maioria dos ambulantes que expõe seus produtos em praça pública paga a "Taxa de Venda Ambulante" e que a fiscalização trabalha de forma a coibir o comércio irregular na cidade. (Rafael Machi)

 


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

14/04/2011 - Santa Casa de Penápolis terá Planejamento Estratégico

14/04/2011 - Cidadão pode contribuir para a reforma do Código de Processo Civil

14/04/2011 - Polícia cumpre mandados de prisão e prende 4 em Barbosa

14/04/2011 - Acidente: Ônibus do Vôlei Futuro capota e jogadoras ficam feridas

14/04/2011 - Neste ano vacinação contra gripe atinge idosos, gestantes e bebês

14/04/2011 - Educação firma parceria e viabiliza horta na Emef Elza Nadai

13/04/2011 - Homônimos: Possível duplicidade de CPF gera problemas a penapolense

13/04/2011 - Desfiliação: Jorge Rizk renuncia presidência do PMDB em Penápolis

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.