Penápolis, 28/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

12/05/2011

Bombeiros: Região participa de curso da Brigada de Incêndio

Rafael Machi Bombeiros: Região participa de curso da Brigada de Incêndio Voluntários da região participaram do curso de formação de Brigadas de Incêndio promovido pelo Corpo de Bombeiros de Penápolis

DA REPORTAGEM

Termina hoje, 12, em Penápolis, o curso de Brigada de Incêndio realizado para a certificação de municípios da região. O curso é promovido pelo 20º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Penápolis através do 2º sargento PM Campagnoli. O curso faz parte do programa Município Verde Azul, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e atende a 8ª diretiva (de um total de 10) do programa que diz: “Auxiliar o governo no controle da poluição atmosférica, especialmente no controle das emissões veiculares de fumaça preta nos veículos a diesel da prefeitura e nos prestadores de serviço do município, além de participar de demais iniciativas na defesa da qualidade do ar”. Quarenta e dois novos membros de brigada de incêndio, representando sete municípios da região, participaram do curso que objetiva formar brigadas para o combate de pequenos focos de incêndio através de uma parceria entre o programa e o Corpo de Bombeiros. Foram formadas duas turmas  representando os municípios de Penápolis, Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e Santópolis do Aguapeí. As aulas aconteceram nos dias 04, 05, 10 e 11 de maio, com duração de 16 horas divididas em dois dias, quando os participantes tiveram aulas teóricas e práticas recebendo noções de combate a pequenos focos de incêndio e  emissão de gases nocivos ao meio ambiente. “A participação nesse curso é muito importante para que cada município tenha pessoas capacitadas para combater pequenos focos, além da emissão de gases ligados ao efeito estufa, grande problema ambiental nos dias de hoje”, afirmou Campagnoli. Durante as aulas, os alunos recebem orientações para  trabalhar com segurança no combate ao incêndio, como devem proceder com pessoas que estejam no local do incêndio, além de várias outras dicas que facilitam os trabalhos dos agentes mais eficientes. “Sabemos dos riscos que há em caso de focos de incêndio, por isso eles precisam estar preparados para agir se necessário”, ressaltou. Penápolis possui duas brigadas de incêndio, sendo uma da Prefeitura Municipal e outra do Daep (Departamento de Água e Esgoto de Penápolis). Além disso, o Corpo de Bombeiros da cidade realiza, anualmente, a Operação Mata Fogo, que visa gerar a conscientização das pessoas sobre os riscos das queimadas freqüentes na região entre os meses de julho e agosto, devido ao período de estiagem.

Município Verde Azul
O governo de São Paulo lançou em 2007 o programa “Município Verde Azul”. O objetivo é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade. A gestão ambiental compartilhada cria uma responsabilidade mútua, estimulando o desenvolvimento da competência gerencial nos municípios. Ao Estado cabe prestar colaboração técnica e treinamento às equipes locais. Com a gestão ambiental compartilhada, o Governo passou a ter os municípios como parceiros, tomando decisões conjuntas, estimulando ações municipais em prol do meio ambiente e da sociedade. Esta política ambiental descentralizada, também visa promover a participação da sociedade na gestão ambiental e, dessa forma, conscientizar a população, transformando-a em atores sociais comprometidos com as questões ambientais de suas cidades. A adesão de todos os 645 municípios do Estado de São Paulo ao Projeto Município Verde Azul se deu a partir da assinatura de um “Protocolo de Intenções” que propõe 10 Diretivas Ambientais que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas. Assim é estabelecida a parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente que orienta, segundo critérios específicos a serem avaliados ano a ano, quais as ações necessárias para que o município seja certificado como “Município Verde Azul”. As 10 Diretivas são: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente. (Rafael Machi)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

12/05/2011 - Alunos da rede municipal visitam Museu de Sensações

12/05/2011 - Amanhã é último dia para se vacinar contra a gripe

12/05/2011 - Educação compra jogos pedagógicos para Salas de Recursos

12/05/2011 - Tratores roubados são recuperados pela Polícia Militar

12/05/2011 - Jovem é preso em flagrante após furto de celular

12/05/2011 - Acidente fere dois na Marechal Rondon

11/05/2011 - Câmara: Penápolis terá 13 vereadores em 2013

11/05/2011 - População opina sobre aumento no número de vereadores

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.