Penápolis, 27/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

03/06/2011

Emef Dr. Mário Sabino desenvolve Projeto Meio Ambiente

Secom-PMP Emef Dr. Mário Sabino desenvolve Projeto Meio Ambiente Oficina de Papel Reciclável é desenvolvida com os alunos

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no próximo dia 5 de junho e a preservação dele é um dos temas mais discutidos pela sociedade. Diante disso, a Escola Municipal de Ensino Fundamental – Emef Dr. Mário Sabino, da Vila Tóquio, desenvolve diversas ações com seus alunos dentro do projeto Meio Ambiente, em que traz a Lei de Lavoisier - “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.
De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Kátia Scardovelli, o primeiro passo para trabalhar a Educação Ambiental foi criar na escola um ambiente capaz de desenvolver nos alunos a compreensão e de reconhecer a importância de conservar o meio ambiente. “Através de ações, os professores vêm mobilizando e apontando caminhos alternativos de práticas que ajudam a superar as problemáticas do dia a dia”, disse.

Desperdício
A turma do 4° Ano A da professora Gislene Constantino vem trabalhando com desde o início do ano letivo a “Maratona Contra o Desperdício da Água”. Foi um desafio que a professora lançou para sua turma a ser um fiscal no consumo da água. Com uma competição saudável, os alunos trazem todo mês para a escola a última conta de água; eles comparam o consumo de água da conta anterior com a atual. Vencerá o participante cuja família apresentar maior economia de água no período estipulado.
Além de mudar suas atitudes, os alunos tornam-se detetives contra o desperdício de água em casa, fiscalizando e autuando todas as ações que levem ao mau uso. A família revê seus hábitos e economiza dinheiro e água. Nessa maratona, todos ganham.

Reciclagem
Outra ação que vem sendo desenvolvida na escola é a “Oficina de Reciclagem”, em que a professora Edna Douradinho produziu com os alunos do 5° Ano o “Papel Reciclável” e o “Sabão Ecológico”. Essas atividades informam, sensibilizam e conscientizam as crianças para a necessidade de pensar a destinação adequada do lixo, em especial o óleo de cozinha, que não deve ser jogado no ralo da pia. O óleo usado pode ser reciclado e transformado em sabão; ou colocado em uma garrafa pet e descartado em destino ecologicamente correto, quando o caminhão da CORPE passa recolhendo semanalmente.
“Ao reutilizar os produtos por meio do processo de reciclagem, a escola está promovendo mudanças no comportamento social das nossas crianças”, finalizou a coordenadora da escola.

Secom – PMP 


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

03/06/2011 - Investigação: Corpos enterrados em Avanhandava são identificados

03/06/2011 - Acidente na Assis Jovem deixa UTI e se recupera em Araçatuba

03/06/2011 - Morre ‘Pedrinho da Prefeitura’, vítima de infarto

03/06/2011 - Dupla é presa em flagrante por furto de combustível

03/06/2011 - AVANHANDAVA: Alunos do Maria Eunice recebem orientação sobre DST

03/06/2011 - Diversão: Ciranda Rural movimenta bairros e leva cidadania ao campo

03/06/2011 - Cultura abre vagas para aula de Dança do Ventre

03/06/2011 - Coletivo implanta mudanças em itinerários de duas linhas

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.