Penápolis, 24/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

04/10/2011

Maratonista penapolense é destaque no site Terra

Reprodução Maratonista penapolense é destaque no site Terra Atual segundo colocado no ranking brasileiro, o atleta foi descoberto quando trabalhava como coletor de lixo

DA REDAÇÃO

O maratonista penapolense Solonei Rocha foi destaque de capa ontem, 3, no site Terra. Com o título “Maratonista do Pan já correu atrás de caminhão de lixo”, a reportagem diz que aos 28 anos, o maratonista Solonei Rocha da Silva venceu a primeira prova de maratona no ano passado, ao ganhar a disputa em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A entrada no esporte se deu no ano anterior. Atual segundo colocado no ranking brasileiro, o atleta foi descoberto quando trabalhava como coletor de lixo na cidade natal, em Penápolis, interior de São Paulo. Na rotina diária, percorria cerca de 40 quarteirões, corria dos cachorros da vizinhança e erguia pesos significativos nas três horas diárias de serviço. "Na mão direita você pega um saco de 10 kg e na mão esquerda você pega um de 5 kg. Então você trabalha desproporcionalmente. Você não vai levar uma quantidade exata nas duas mãos. Você é obrigado a trabalhar fazendo um grande esforço. Esse é o lado ruim da coleta de lixo. Você tem de fazer grandes esforços, tirando ter de correr de cachorro e tudo mais. Você tem de se superar a cada dia de trabalho, porque você não sabe o que tem te esperando ali dentro do saco de lixo", diz. Do antigo trabalho, ele diz que tem ótimas recordações e que, sem ele, talvez não estivesse competindo hoje com a equipe brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara a partir do próximo mês. "Agradeço a oportunidade que eu tive de trabalhar como coletor. Hoje, graças a Deus, se eu estou correndo maratona, um pouco é por conta disso, por eu ter trabalhado algum tempo como coletor. Foi lá que eu consegui a resistência que eu tenho hoje. Só tenho boas lembranças da coleta de lixo. Hoje já estou sendo reconhecido nacionalmente com o meu trabalho dentro da maratona, representando o Brasil aqui nos Jogos Pan-Americanos. Para mim, está sendo muito gratificante", afirma. Silva iniciou a preparação para competir na altitude, no mês passado, na Colômbia. Voltou ao Brasil por uma semana e chegou na quinta-feira a San Luís Potosí, para um período de aclimatação no Centro Desportivo La Loma. "A preparação está sendo boa. Há uma semana a gente estava na Colômbia, fazendo trabalho de altitude, a 2.600 m. Agora a gente está aqui finalizando para chegar bem na prova", diz. O atleta disse que os resultados foram rápidos para ele e que espera baixar o seu tempo em Guadalajara. "Vai fazer dois anos que eu estou na prova da maratona. Eu estreei em 2010, na maratona de Porto Alegre, e nesse ano de 2012 eu corri a Maratona de Santo Antônio, em Pádova, na Itália. Lá eu fiz 2h11min32. Hoje eu sou o segundo ranqueado na Confederação Brasileira de Atletismo. No ranking brasileiro de maratona, só estou atrás do Marílson (Gomes dos Santos)", concluiu.  


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

04/10/2011 - RELIGIOSIDADE: Dia do padroeiro será marcado com celebrações

04/10/2011 - Crédito da Nota Fiscal Paulista pode ser usado para pagar IPVA

04/10/2011 - Dois acidentes causam vítimas fatais na Assis

04/10/2011 - Plantão Policial: Homem é suspeito de manter relações sexuais com menor

04/10/2011 - PAS Tóquio ganha novo Consultório Odontológico

04/10/2011 - Alunos da Emef Joana Helena prestam homenagem aos idosos

04/10/2011 - Cultura fará reunião com músicos da cidade amanhã

04/10/2011 - Inscrições para Mostra de Fotografia são prorrogadas até 11 de outubro

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.