Penápolis, 24/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

09/10/2011

Horário de Verão começa dia 16 de outubro

DA REDAÇÃO

A 41ª edição do Horário de Verão no Brasil começa a partir da zero hora do dia 16 de outubro de 2011. Por isso, os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Distrito Federal e o Estado da Bahia. O Horário de Verão terá duração de 133 dias, com o término à meia-noite do dia 26 de fevereiro de 2012. O principal objetivo do Horário de Verão é melhorar o aproveitamento da luz natural. Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, das 18 às 21 horas. Na média, as pessoas chegam em casa a partir das 18 horas, início da noite. Logo, uma das primeiras ações é acender a luz. Na mesma hora, entram em operação a Iluminação pública, placas de luminosos comerciais etc. No período do Horário de Verão, as cargas das residências e de Iluminação Pública passam a operar após as 19 horas, quando o consumo industrial começa a cair. Dessa forma, é possível economizar energia e proporcionar o funcionamento adequado do sistema de transmissão e distribuição de eletricidade.

O Horário de Verão e suas vantagens

Assim como vem acontecendo há 27 anos, ininterruptamente, vamos começar mais uma edição do Horário de Verão, a partir do dia 16 de outubro. Nesse dia, os relógios de milhões de brasileiros, em dezesseis estados, deverão ser adiantados em uma hora para otimizarmos o uso da capacidade de fornecimento do sistema elétrico do país. Mesmo com acesso à informação, parte da população ainda desconhece os benefícios do horário de verão. Para que suas vantagens sejam percebidas, é necessário conhecer um pouco do funcionamento do setor elétrico. Entre o final da tarde e o início da noite, encontra-se o período do dia em que mais se consome energia elétrica. Neste momento é que o sistema atinge o seu pico de carga coincidente, ou seja, todos aumentam o consumo de energia no mesmo momento. Nesse período de demanda mais acentuada entra em funcionamento o serviço de iluminação pública nas cidades, o acionamento de placas e luminosos comerciais, aumenta-se o consumo nas residências.  Ao se deslocar o horário oficial em uma hora, dilui-se a entrada desses equipamentos ao mesmo tempo. Outro benefício importante para os clientes é uma tarifa mais barata, com a diminuição nos custos da operação do sistema. O brasileiro já se conscientizou que o horário de verão é uma solução inteligente. Pesquisas mostram isso e também depoimentos de grande parte da população em veículos de imprensa e redes sociais. Anual, a medida desta vez vem com maior duração – 133 dias: um recorde na história brasileira.

(*) Rodrigo de Vasconcelos Bianchi, engenheiro


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

09/10/2011 - As Irmãs Lima continuam em busca sonho

09/10/2011 - Prefeitura inaugura UBS Tropical com grande festa e shows

09/10/2011 - Milhares de pessoas prestigiam abertura da Olimpíada Escolar

09/10/2011 - Consórcio Ribeirão Lajeado e Agricultura fazem limpeza de área urbana

09/10/2011 - Projeto Retratos da Cidade tem patrocínio da Asperbras

09/10/2011 - Dicas de Segurança: Dia das Crianças

09/10/2011 - Uso de símbolo de acesso à Pessoa Portadora de Deficiência é obrigatório

09/10/2011 - Casa de Apoio de Penápolis ganha 500 quilos de grafiato da Sil Color

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.