Penápolis, 23/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

22/11/2011

Brasil vai mudar estratégia de campanha contra Aids, diz ministro

FOLHA ON-LINE

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a campanha deste ano contra o HIV vai deixar de lado estratégias clássicas e focar em novas formas para atingir jovens. Redes sociais, programas populares de TV e shows serão alvo da campanha que começará em 1º de dezembro e terminará no Carnaval. "Mudamos a estratégia (...) Nossas pesquisas mostram redução do uso de camisinha entre os mais jovens. Mas os estudos mostram também que 95% da população brasileira sabe que a camisinha é a melhor forma de proteger contra DSTs", disse o ministro durante divulgação dos dados mundiais de prevalência do HIV pela Unaids (braço da ONU para combate à Aids). O ministro negou que tenha havido redução da verba para campanhas de Aids. Segundo ele, o ministério gastou cerca de R$ 16 milhões em 2011 e R$ 15 milhões em 2010. Mulheres com idades entre 13 anos e 29 anos e homens do grupo HSH (homens que fazem sexo com homens) com idades entre 15 anos e 24 anos são o público alvo da campanha, que terá como tema o combate ao preconceito. Dados do Uniaids mostraram que, em escala mundial, a década de 2000 terminou com aumento de 17% no número de pessoas vivendo com HIV: de 28,6 milhões em 2001 para 34 milhões em 2010, número que se explica em boa parte pela queda de mortes pelo vírus por oferta de tratamento. A redução de mortes caiu 18% se comparado ao pico de 2006, e houve menor número de novas infecções - queda de 21% se comparado a 1997, ano de pico. Também houve aumento na oferta de tratamento, que passou a atingir 6,6 milhões (47%) de pessoas com indicação de terapia antiretroviral em países de baixa e média renda em 2010. Um desafio é aumentar a contribuição financeira internacional para o combate ao vírus, afirmou Pedro Chequer, chefe da agência no Brasil. "A crise [financeira] está também atingindo a Aids, há queda de aporte", disse. Segundo Chequer, os países desenvolvidos contribuíram com U$ 7,6 bilhões em 2009 e U$ 6,9 bilhões no ano passado. Metas pactuadas internacionalmente em 2010 vislumbravam aportes anuais de U$ 22 bilhões a 24 bilhões até 2015.


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

22/11/2011 - RECURSOS: APAE recebe verba de R$ 50 mil do Governo Estadual

22/11/2011 - São Paulo aplica 65 multas por desrespeito à lei antiálcool durante o fim de semana

22/11/2011 - Rapaz morre após capotamento em Avanhandava

22/11/2011 - Jovem perde o controle e capota veículo

22/11/2011 - Paço Municipal recebe 1ª Mostra de Trabalhos da Cultura Afro-Brasileira

22/11/2011 - Fundos Sociais participam de encontro em Penápolis

20/11/2011 - Polícia prende trio por tráfico de drogas na Planalto

20/11/2011 - EMOÇÃO: Neto encontra avô após 52 anos de separação

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.