Penápolis, 23/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

25/11/2011

DESPESA: Proprietários terão IPVA mais barato em 2012

Rafael Machi DESPESA: Proprietários terão IPVA mais barato em 2012 O valor total do IPVA pode ser parcelado em três vezes, vencendo nos meses de janeiro, fevereiro e março

DA REPORTAGEM

Os penapolenses também desfrutarão da queda no valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) que sofreu um decréscimo de 3,75% - em média – para os veículos registrados no Estado de São Paulo. A diminuição é decorrente da variação no valor venal médio dos veículos automotores em relação ao ano passado. Já as alíquotas continuam as mesmas. Houve queda de valor venal em todas as categorias - automóveis, motos e caminhões - porém, alguns modelos apresentaram alta, enquanto outros estavam mais baratos neste ano, do que em 2010. Segundo pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), os veículos que apresentaram maior preço de venda comparado ao ano anterior foi a motocicleta – 5,56% em média – enquanto os automóveis apresentaram queda de 3,34% e os utilitários 3% de redução. Para a vigia Eduardo Cervigne a queda no valor é motivo de alegria. “Toda redução de imposto é válida, principalmente o IPVA que é um imposto mais elevado”, comentou. Ele disse que ainda não calculou o valor de seu desconto, mas o dinheiro que sobrar poderá ser empregado em outras coisas. “Começo de ano é sempre conturbado por causa das contas a serem pagas, com o desconto teremos uma folga”, ressaltou. Além dos proprietários de veículos os despachantes da cidade também estão comemorando a queda no IPVA, a expectativa é que a procura para pagamentos dos impostos sobre veículos pode chegar até 80%.

Pagamento
O valor do IPVA pode ser parcelado em três vezes, com os boletos vencendo nos meses de janeiro, fevereiro e março. Quem preferir pagar o total à vista terá um desconto de até 5%. O pagamento poderá ser feito em agências, sites de bancos ou em casas lotéricas, a partir do dia 20 de dezembro deste ano. A multa para os proprietários que não pagarem a taxa na data do vencimento é 0,33% por dia de atraso. O vencimento de cada parcela do imposto depende do final da placa do veículo e varia entre os dias 11 e 24 de janeiro, 13 e 29 de fevereiro e 13 e 26 de março. Quem não recolher o valor será incluído na lista de devedores do governo estadual e ficará proibido de fazer o licenciamento do veículo, o que pode acarretar na apreensão caso seja flagrado a irregularidade. Créditos acumulados na Nota Fiscal Paulista também poderiam ser usados para abater parte do imposto. Mas era necessário ter feito a opção no sistema do programa fiscal no mês passado. No total, o Estado prevê arrecadar cerca de R$ 10,94 bilhões com o IPVA de 2012. O montante será dividido igualmente entre o caixa estadual e os municípios de domicílio dos proprietários dos veículos. (Rafael Machi) 


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

25/11/2011 - CAP estreia em casa contra o Audax

25/11/2011 - Polícia prende duas jovens por tráfico no Eldorado

25/11/2011 - Hoje é o “Dia D” de combate à dengue

25/11/2011 - Exposição de trabalhos da Cultura Afro-Brasileira termina hoje

24/11/2011 - ATRAÇÃO: Lago Azul realiza Baile do Havaí neste sábado

24/11/2011 - Dois roubos à mão armada são registrados em Penápolis

24/11/2011 - Produtos de informática devem ter aumento nas vendas

24/11/2011 - Campanha “Fique Sabendo” começa hoje em Penápolis

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.