22/12/2011
DA REPORTAGEM
A partir de hoje, cerca de 1,7 mil detentos que cumprem pena no regime semiaberto em penitenciárias da região estão sendo liberados para a saída temporária de fim de ano. A saída foi autorizada em duas etapas, uma parte está sendo liberada durante o dia de hoje, a outra terá direito a liberdade a partir de amanhã. O número de presos que terão direito à “saidinha” não foi divulgado pela SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), nem quantos utilizarão as tornozeleiras eletrônicas, em uso no Estado de São Paulo desde 2010, para monitorar o preso 24h. Na região, a autorização para a saída foi divulgada durante a semana pelos cartórios das Varas das Execuções Criminais de Araçatuba e Birigui. A SAP informou apenas que serão liberados detentos dos CRs (Centros de Ressocialização) de Araçatuba e Birigui, CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Valparaíso e das penitenciárias de Valparaíso, Avanhandava, Lavínia e Mirandópolis. Os detentos que estão saindo hoje precisam retornar até as 17h00 do dia 02 de janeiro, os que saírem amanhã, retornam no dia 03. Quem descumprir o prazo será considerado foragido, e volta ao regime fechado quando capturado, perdendo assim o direito à liberdade vigiada. Em caso de atraso de até 24 horas, uma única vez, o detento é penalizado apenas com a suspensão do benefício para a próxima data comemorativa. Durante o período de liberdade os beneficiados não podem frequentar bares ou outros locais, devendo permanecer em casa, no endereço indicado na saída das unidades, das 22h00 às 7h00.
Policiamento
Segundo a Polícia Militar, a fiscalização e o policiamento deve ser maior durante este período, contando com a ajuda do efetivo disponível. A Polícia Rodoviária também auxiliará nas fiscalizações nas rodovias. Segundo nota, a preocupação da polícia aumenta com as saídas temporárias, mas que não há necessidade de se fazer escala extra para trabalhar durante os cinco dias de benefícios previstos por Lei. A população pode ajudar na fiscalização, em caso de avistarem algum suspeito em atitude de desordem ou fora do horário estabelecido, pode acionar a PM através do 190. Tomar mais cuidado ao sair de casa, não andar sozinho durante a noite, trancar bem a casa, não deixar veículos estacionados em lugares escuros e outras, são recomendações da polícia para maior segurança, não só no período da saidinha, mas durante o período de festas de fim de ano. (Rafael Machi)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
22/12/2011 - População não acata programa de coleta e lixo invade galeria no Rosa Alberton
22/12/2011 - Funcionários da Saúde e Educação fazem capacitação em Segurança do Trabalho
22/12/2011 - Cultura lança projeto de música durante as férias
22/12/2011 - NATAL: Lactário promove festa com a presença do Papai Noel
22/12/2011 - Confraternização reúne funcionários municipais
22/12/2011 - Jovens entregam cestas básicas para famílias carentes
21/12/2011 - Prefeito entrega prêmio aos vencedores do Projeto Retratos da Cidade
21/12/2011 - Reiveillón 2012: Moto do sorteio está exposta no Paço Municipal
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.