29/12/2011
FOLHA ONLINE
O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), órgão do Ministério dos Transportes responsável pelas rodovias federais, não vai mais instalar as placas que sinalizam a presença de radares. A decisão foi tomada após resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), derrubar a exigência de avisos sobre a existência da fiscalização eletrônica em vias urbanas e rodovias. A resolução - em vigor havia mais de cinco anos - prevê que apesar de as placas de aviso não serem exigidas, os radares não podem ficar escondidos. Por meio de nota, o Dnit informou que não vai retirar as placas já instaladas, mas que "os estudos técnicos para instalação de novos equipamentos serão adequados, dispensando a colocação de placas indicativas de fiscalização eletrônica de velocidade".
O órgão, que cuida de uma malha de estradas de mais de 60 mil km, diz que o objetivo dos radares é reduzir o número de acidentes e que por isso vai revisar a sinalização das placas que estabelecem a velocidade máxima permitida. Pela nova resolução, agentes podem usar radares móveis mesmo em trechos de estradas onde não há placas com a velocidade permitida.
Rio e SP
No Rio e em São Paulo, as prefeituras e os DERs (Departamentos de Estradas de Rodagem) anunciaram que vão manter os avisos de radar já instalados. Em São Paulo, a Secretaria Municipal de Transportes informou que ainda não definiu se vai ou não colocar placas com a eventual instalação de novos equipamentos. Resposta semelhante deu o DER, que disse ainda estudar a nova resolução antes de adotar medidas nas estradas estaduais.
No Rio, a prefeitura informou que vai continuar instalando as placas, por entender que elas exercem um papel educativo. Já o DER disse que não vai instalar novas placas nas rodovias do Estado.
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
29/12/2011 - Penápolis agora tem Mapeamento Rural
29/12/2011 - Hoje é o último dia do ano para quitar impostos
29/12/2011 - Caixas de leite podem reduzir o calor dentro de casa
29/12/2011 - Teto de faturamento do empreendedor individual passa para R$ 60 mil em 2012
29/12/2011 - PENÁPOLIS: Polícia alerta para risco de circulação de notas falsas
29/12/2011 - Jovem é flagrado traficando entorpecentes
29/12/2011 - PM flagra porte de arma e frustra roubo de moto
28/12/2011 - Consultas ao SPC aumentaram neste Natal
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.