Penápolis, 22/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

12/01/2012

Antiga Estação Ferroviária receberá espaço cultural

Secom-PMP Antiga Estação Ferroviária receberá espaço cultural João Luís e Zeca Monteiro conferem atuais condições das instalações

O prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos, acompanhado do vereador Zeca Monteiro, visitaram na semana passada a antiga Estação Ferroviária, hoje ocupada por uma distribuidora de cal. O local em breve deverá abrigar a “Estação Penápolis – Espaço de Memória, Cultura e Arte”, projeto elaborado pelo próprio prefeito João Luís.
A Administração Municipal já apresentou à Secretaria do Patrimônio da União os documentos necessários para ter a posse e a gestão da antiga Estação Ferroviária Afonso Penna, símbolo da história e do desenvolvimento de Penápolis e região.
Durante a recente visita, o prefeito anunciou que a empresa adquiriu um novo local para sua instalação e deve desocupar a área dentro de aproximadamente 45 dias.
“Desde 2005, quando assumimos a Administração Municipal, temos reiterado pedidos para a posse e gestão do local. O nosso objetivo é resgatar a Estação Ferroviária como parte da história da municipalidade”, destacou o prefeito, explicando que o o Governo Federal tem facilitando a transferência da Estação e de outros patrimônios da União por meio do Programa Nacional de Destinação do Patrimônio da Extinta Rede Federal para apoio ao Desenvolvimento Local.
O vereador Zeca Monteiro, um dos incentivadores da ideia de que a estação se transforme em um centro cultural, acredita que a prefeitura tem melhores condições de preservar e utilizar esse patrimônio da União, que pertence à história e à cultura da cidade.
“Com a saída da empresa, tenho a certeza de que esse patrimônio, à disposição da Prefeitura, vai projetar um grande centro para o desenvolvimento de ações culturais”, destacou o vereador Zeca, que na condição de vice prefeito no primeiro mandato do prefeito João Luís, trabalhou para que esse projeto se concretizasse.
Esse pleito de Penápolis ganhou força ao longo dos anos em função da extinção da RFF (Rede Ferroviária Federal) que deixou as áreas e imóveis em Penápolis enquadrados como não operacionais.
“Como a intenção da Administração é preservar o patrimônio histórico com ações e projetos de inclusão cultural e essas propostas vêm ao encontro das expectativas do próprio Governo Federal, acreditamos que vamos implantar um grande projeto no local,” enfatizou.

Secom – PMP 


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

12/01/2012 - Pronto Atendimento na Macro II já está em funcionamento

12/01/2012 - Vacinação contra hepatite B é ampliada até 29 anos

12/01/2012 - PROMOÇÃO: Cupons do comércio podem ser depositados até sabado

12/01/2012 - Matrícula para rede pública de ensino recomeçou ontem

12/01/2012 - Inscrições para o Sisu terminam hoje

12/01/2012 - Cinco pessoas são autuadas realizando pesca irregular

12/01/2012 - Desconhecido furta comerciante

11/01/2012 - Delegacia Militar de Penápolis atenderá 11 municípios

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.