05/04/2011
DA REPORTAGEM
A Vigilância Epidemiológica e Sanitária divulgou ontem 4, que Penápolis tem três casos confirmados de dengue, sendo que desde janeiro até agora, 48 casos suspeitos foram comunicados ao setor do município. A confirmação destes casos ocorreu na última semana. Segundo a encarregada de serviço da Vigilância Epidemiológica Lucimari Domingues Oliveira, dos três casos registrados, um é do tipo “importado”, ou seja, a pessoa não mora no município de Penápolis, estava na cidade a passeio, sentiu-se mal, foi atendida na unidade de saúde e posteriormente se constatou ter contraído a doença. Desde ontem, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, iniciou a “Semana de Combate à Dengue”, que consiste na intensificação de busca e eliminação de focos do mosquito nas casas e vistoria de escolas, entre outras ações, como a panfletagem que está sendo realizada em diversos locais de grande fluxo de pessoas. “A Vigilância Epidemiológica trabalha durante todo o ano na prevenção e combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. O que está ocorrendo nesta semana, é uma intensificação nas ações que já realizamos diariamente”, enfatizou. Na semana passada, a Vigilância Epidemiológica encaminhou às escolas, faculdades e empresas de nossa cidade, oficio, para que seja realizado algum tipo de atividade ou mesmo palestra, durante esta semana, para orientar as pessoas sobre a importância do envolvimento de todos no combate a dengue. De acordo com o setor responsável, os agentes da Vigilância estão trabalhando no levantamento de dados para a elaboração do “índice de Breteau”, que mede a infestação larvária, pois com esta informação é possível identificar as áreas que apresentam o maior número de criadouros do mosquito transmissor da dengue, e nestes locais é realizado um trabalho mais especializado para evitar que novos casos sejam registrados. “Aproximadamente em 15 ou 20 dias, teremos índice Breteau e a real situação das áreas em Penápolis onde será preciso um trabalho mais intenso de combate ao mosquito, afirmou Lucimari. As atividades da Semana de Combate à Dengue, prossegue hoje (5), onde ocorrerá palestras na escola Anglo, às 8h, e na Casa da Amizade em dois horários às 9h30 e 14h. Outras informações sobre as atividades que serão desenvolvidas através do fone 3653 5242.
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
05/04/2011 - Estudante é encontrado morto em seu apartamento
05/04/2011 - Doação de sangue: Penápolis realizará primeira campanha do ano
05/04/2011 - Polícia Militar também registrará boletins de ocorrência
05/04/2011 - Técnico é agredido durante tentativa de assalto
05/04/2011 - Desempregado é preso ao furtar cavalo
05/04/2011 - Animal solto volta a provocar acidente
05/04/2011 - Dupla é acusada de maus tratos em cão
05/04/2011 - Moto furtada é encontrada abandonada
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.