Penápolis, 28/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

05/04/2011

Polícia Militar também registrará boletins de ocorrência

DA REPORTAGEM

A Polícia Militar de Penápolis, assim como em todo o Estado, passará a emitir boletins de ocorrência. A medida deve ser adotada em um prazo de cinco meses, sendo que por enquanto, esta novidade do sistema da Secretaria de Segurança Pública, já foi implantada em fase experimental, em algumas regiões da capital paulista. O anúncio do novo sistema foi feito na semana passada pelo governador Gerado Alckmin (PSDB) e tem o objetivo de agilizar o registro das ocorrências e consequentemente melhorar o sistema utilizado hoje pela Polícia Civil. Com a medida a pessoa não precisará ir até uma delegacia para registrar boletins de ocorrência, que poderão ser emitidos na sede da 2ª Companhia da Polícia Militar da cidade, como extravio de documentos, encontro e desaparecimento de pessoas, além de outro. Segundo o comandante da PM do posto de Penápolis, capitão Carlos Fernando Frascá Filho, alguns soldados já estariam recebendo um treinamento para estarem aptos a realizarem o registro das ocorrências, e orientar a população. “O objetivo é agilizar e facilitar o serviço da Polícia Civil, mas ainda existem alguns detalhes para serem acertados, depois faremos um trabalho de conscientização da população para que procedam de maneira correta”, comentou. O capitão afirmou que com esta nova tarefa os trabalhos já realizados pela PM local não serão afetados, prejudicando a população.

Procedimento
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, no boletim de ocorrência o policial militar registra o que ouviu das partes envolvidas no fato, não necessitando que vítimas e testemunhas precisem comparecer à delegacia antes de ser instaurado o inquérito policial. Após o registro, a Polícia Militar repassa para a Polícia Civil todas as informações colhidas e as pessoas recebem uma cópia. A medida busca ampliar o acesso da população carente aos serviços prestados pela Polícia Civil por meio da Delegacia Eletrônica, o que descongestionará as delegacias. Policiais civis passarão a se concentrar em casos mais graves e nas investigações criminais. Sem contar a agilidade do processo, pois, em média, o registro é feito em oito minutos. Para outros tipos de crime, a orientação permanece a mesma: o cidadão deve procurar a Polícia Militar para receber atendimentos emergenciais, pessoalmente ou pelo número 190, e registrar o boletim de ocorrência nos distritos policiais civis. (Rafael Machi)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

05/04/2011 - Estudante é encontrado morto em seu apartamento

05/04/2011 - Doação de sangue: Penápolis realizará primeira campanha do ano

05/04/2011 - Dengue: Penápolis tem três casos confirmados da doença

05/04/2011 - Técnico é agredido durante tentativa de assalto

05/04/2011 - Desempregado é preso ao furtar cavalo

05/04/2011 - Animal solto volta a provocar acidente

05/04/2011 - Dupla é acusada de maus tratos em cão

05/04/2011 - Moto furtada é encontrada abandonada

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.