Penápolis, 27/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

05/06/2011

No inverno muda o apetite das pessoas

Reprodução No inverno muda o apetite das pessoas Frutas e legumes são as melhores opções para não exagerar nas calorias neste inverno

DA REPORTAGEM

 

Com a chegada do tempo frio, típico do outono e inverno, é comum o organismo das pessoas apresentarem mudanças em relação ao apetite. Os pratos tipicamente mais calóricos parecem exercer uma atração, principalmente por serem fontes de energia que provocam a sensação de bem estar e saciedade durante os dias mais frios.

De acordo com a nutricionista Gláucia Modria esta sensação é comum nas pessoas, já que o corpo necessita de uma demanda maior de energia. "Com o frio o corpo necessita manter a temperatura normal, o que faz com que haja um gasto maior da energia produzida através da consumação de alimentos, daí a vontade das pessoas de comer mais e alimentos gordurosos durante o frio", comentou. Ela ressalta que nesta época do ano é importante a pessoa manter a linha e ter uma alimentação saudável, evitando problemas com o ganho de pesos e indigestão.

"Devemos cuidar mais da dieta neste período, sempre evitando o exagero em alimentos gordurosos e qualquer outro tipo que pode não ser bem aceito pelo organismo", ressaltou.

Com a chegada do inverno também é comum o consumo de pratos típicos. Um deles é o fondue, preparado à base de queijos Gruyère e Emmental, que vai à mesa acompanhado de pequenos pedaços de pão, batatas e cenouras. "Você não precisa passar mal de desejo, basta haver o equilíbrio na hora de comer", diz.

O fondue é muito calórico, já que em sua composição há leite, queijo, noz moscada, entre outros alimentos ricos em gorduras. Gláucia ressalta que é necessário não exagerar no consumo e, na medida do possível, substituir certos componentes, como exemplo, o leite integral por desnatado, o queijo amarelo pelo branco. "Desta forma torna-se uma refeição mais leve e saudável e a pessoa não terá aquele peso na consciência", diz. Neste período de baixas temperaturas, outra tendência é a de consumir pouco líquido, no entanto, é preciso ao menos dois litros por dia.

"Não precisa ser apenas água, valem os sucos, chás, que têm valor calórico reduzido, são quentes e ajudam a hidratar" comentou Gláucia. Nas épocas de frio cerca de 80% das pessoas ganham peso. Para a nutricionista é necessário disciplina para não fazer parte desta estatística. "Se existe uma restrição alimentar e nenhum problema de saúde, não faz mal consumir estes tipos de alimentos, mas é preciso bom senso", orienta. Frutas, verduras, legumes, mesmo com o frio, continuam sendo a melhor opção para quem quer manter uma alimentação saudável e com poucas calorias. "Para a sobremesa, o ideal é preparar as guloseimas à base de frutas, como banana e maçã ao forno; pode-se adicionar canela nestas preparações para realçar o sabor sem aumentar o valor calórico. Outra boa opção são as sopas de legumes, além de saborosas são bastante nutritivas" ressaltou.

A alimentação, além de saudável e com as calorias controladas, também deve estar acompanhada de exercícios físicos. Caminhadas, musculação, entre outros, são fundamentais para manter a saúde no inverno e também em qualquer época do ano, sempre com o acompanhamento de um médico ou nutricionista. (Rafael Machi)

 

Dicas para manter a boa forma no inverno: 

 

 

l Evite Massas, são muito calóricas, principalmente quando preparadas com molhos brancos e outros ingredientes de alto teor de gordura. Dê preferência ao molho de tomate (ao sugo)

 

l Reduza o consumo de derivados de leite como creme de leite, queijos amarelos e manteiga.

 

l Chocolate, nozes, castanhas e avelãs são nutritivos, contém boa gordura, mas são muito calóricas. Tome cuidado.

 

l O indicado é, nas refeições principais, optar por legumes, verduras, carnes magras e peito de frango.

 

l Procure sempre manter o nível de consumo de líquidos - em média dois litros por dia.

 

 


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

05/06/2011 - Paula Sassi se destaca em apresentações teatrais no Estado

05/06/2011 - 1.675: Estado doa imóveis de escolas públicas às prefeituras

05/06/2011 - Ação Solidária: Credicitrus doa 200 cobertores para famílias carentes

05/06/2011 - Diversão: Festa Junina começa na próxima quinta-feira

04/06/2011 - Cédulas novas já podem ser encontradas em Penápolis

04/06/2011 - Vigília Regional acontece hoje com participação da juventude

04/06/2011 - Cesta básica fica mais cara em 12 capitais

04/06/2011 - Orçamento participativo hoje no Bairro Araponga

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.