Penápolis, 27/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

22/06/2011

Paróquias se unem para a celebração de Corpus Christi

Thiago Bogo/Interior Paróquias se unem para a celebração de Corpus Christi A celebração de Corpus Christi deste ano será marcada pela união das paróquias na cidade

DA REPORTAGEM

A comunidade católica de Penápolis se reunirá amanhã, 23, para a celebração de Corpus Christi, expressão que significa “Corpo de Cristo”. A comemoração trás novidades para este ano. A primeira delas é que durante o evento haverá também a arrecadação de agasalhos que serão doados para famílias carentes de Penápolis. A outra é que, pela primeira vez, as quatro paróquias da cidade estarão juntas para esta celebração de Unidade, desde que foram desmembradas do Santuário São Francisco de Assis. Para iniciar às celebrações deste dia de fé para os católicos, o Santuário manterá a tradicional missa realizada às 07h00; a intenção é proporcionar um horário alternativo para aqueles que não podem comparecer à procissão no período da tarde, e também para a celebração eucarística de Corpus Christi, algumas modificações foram realizadas para aumentar a participação dos fiéis durante a celebração. A tradição de que cada paróquia mantinha sua própria celebração foi modificada para um único ponto, no caso o Santuário, simbolizando a união que todos devem ter neste dia. Católicos das paróquias Sagrada Família, Santa Clara e Santa Terezinha se unirão aos fiéis do Santuário a partir das 16h00 defronte à igreja de São Francisco, no centro, onde acontece a preparação para o início da procissão a ser realizada pela cidade. A escolha teria sido feita pelo fato da igreja ser um ponto tradicional e de referência, além de ser o símbolo de início da evangelização em Penápolis. Do local todos partem em caminhada, rumando para o ginásio municipal Nagib Sabino, o Nagibão, anexo ao Parque Aquático onde acontece a celebração. Durante a caminhada, duas paradas simbólicas serão realizadas para a bênção da população. A primeira está prevista para acontecer no Colégio Franciscano Coração de Maria, com a intenção de simbolizar a educação no Brasil, com a bênção de estudantes. A segunda parada acontece defronte a Santa Casa, simbolizando os enfermos que não podem participar da celebração e aqueles que passam por dificuldades nas famílias. Com a chegada dos fiéis ao Nagibão a Liturgia Eucarística dará continuidade com a celebração da Santa Missa, ministrada pelo Bispo Diocesano Dom Irineu Danelon. A celebração marca a festa da presença de Cristo através da Eucaristia e é sempre celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Solidariedade
A Celebração de Corpus Christi deste ano em Penápolis também será marcada pela fé e a solidariedade dos Cristãos Católicos. O objetivo é que cada família que tenha condições, faça a doação de um agasalho ou cobertores que estejam em bom estado de conservação, que poderão ser entregues momentos antes do início da procissão, defronte o Santuário, e também no ginásio Nagibão, local onde ocorrerá a celebração. A arrecadação faz parte da Campanha do Agasalho 2011, que serão distribuídos para famílias carentes da cidade. (Rafael Machi) 


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

22/06/2011 - OPORTUNIDADE: Prefeitura de Penápolis abre concurso para diversos cargos

22/06/2011 - Indústria Pé com Pé abrirá unidade em Penápolis

22/06/2011 - Festa Junina do CRAS é sucesso

22/06/2011 - Festa Junina da Usina Campestre

22/06/2011 - Polícia Civil realiza a destruição de drogas apreendidas

22/06/2011 - Plantão policial: Moto é furtada de dentro de residência

22/06/2011 - O que faz a Uroginecologia?

21/06/2011 - Penapolense morre em acidente com caminhão no MS

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.