Penápolis, 27/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

30/06/2011

Saúde reforça ações contra dengue em cemitérios

A Secretaria de Saúde de Penápolis, por meio da equipe de controle de vetores do Serviço de Vigilância Epidemiológica, vem nos últimos anos reforçando os trabalhos de prevenção e controle da dengue nos cemitérios da cidade, com o objetivo de não acumular possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Segundo comentou o chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, o médico veterinário Vlademir Marangoni Filho, estes locais são pontos de elevado risco para a doença por possuírem jazigos com vasos ornamentais e floreiras, que acumulam água e, assim, propiciam a proliferação do mosquito. “São centenas de vasos e floreiras que se acumulam nos cemitérios e por isso são considerados pontos estratégicos”, disse.
Hoje, quinta-feira (30) tem início uma operação que envolverá a equipe de controle de vetores do Serviço de Vigilância Epidemiológica que atua no combate à dengue. Estes servidores estarão percorrendo toda a extensão dos cemitérios para verificar os vasos e floreiras e eliminar a água dos recipientes.
“As peças que não possuem orifícios de drenagem de água serão perfuradas para escoamento. Os recipientes nos quais não for possível eliminar a água haverá tratamento com larvicida”, explicou Marangoni.
Ele disse ainda que nestes tempos de seca e frio devemos intensificar as ações preventivas de saúde pública no controle da dengue, com foco para o próximo verão. “Estas ações devem ser ininterruptas, o ano todo. Com o objetivo de orientar e alertar a população solicitamos especial atenção dos munícipes para evitarem usar recipientes que acumulem água”, reforçou.

Alerta no próximo verão
Segundo Marangoni, estudos epidemiológicos e entomológicos (índice de infestação do vetor transmissor) dizem que o ano de 2011 apresenta indicadores de dengue sob controle, entretanto, é grande o risco de apresentarmos um verão 2011/2012 com alta incidência de dengue, inclusive com suas formas graves e óbitos.
“O planejamento realizado pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica na questão de controle da dengue envolve todos os servidores da nossa equipe, com foco principal nas ações educativas e saneadoras do meio ambiente. O objetivo é entrarmos no verão com menor índice entomológico possível em todas áreas e setores do município”, falou.
Em relação aos cemitérios, o Serviço de Vigilância Epidemiológica orienta à população que, na medida do possível, utilize vasos perfurados com terra ou flores artificiais para se evitar o acúmulo de água.

Situação epidemiológica
Em 2011, Penápolis apresentou até o dia 28 de junho, 25 casos positivos da doença. “A investigação epidemiológica realizada por nossa equipe, caracterizou como sendo 22 casos autóctones (infecção contraída no município) e 03 casos importados (pessoas que já vieram infectadas de outros municípios)”, finalizou Marangoni.

Secom – PMP 


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

30/06/2011 - 5ª Conferência de Saúde começa amanhã

30/06/2011 - Mapa Cultural Paulista: Grupos de dança se apresentam hoje na fase municipal

30/06/2011 - Penápolis participa de Encontro do Conseas

30/06/2011 - Prefeitura promove reunião do OP na APAE hoje

30/06/2011 - APRIMORAMENTO: Sindicato Rural realiza cursos para produtores rurais

30/06/2011 - Homem é preso por ato libidinoso com enteada de 13 anos

30/06/2011 - Rapaz é preso por ameaçar a própria mãe com uma faca

30/06/2011 - Motocicletas: Lei proíbe pneus remolds; originais seriam mais seguros

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.