Penápolis, 25/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

03/08/2011

Público prestigia evento do Dia da Agricultura Natural

Secom-PMP Público prestigia evento do Dia da Agricultura Natural Grande público prestigiou palestra no Lúmine em comemoração ao Dia da Agricultura Natural

A Prefeitura de Penápolis promoveu na noite de segunda-feira, evento comemorativo ao Dia Municipal da Agricultura Natural, celebrado dia 1º de agosto. Foi realizada palestra no Teatro Lúmine, com grande participação da comunidade penapolense e alunos de cursos técnicos da área que lotaram a plateia do teatro.
A palestra “Consumo consciente: você sabe o que está comendo?” foi ministrada pela nutricionista Angélica Nogueira, da Fundação Mokiti Okada, de São Paulo, convidada especialmente para o evento.
A comemoração foi iniciada com a apresentação dos alunos do 2º Ano do CEU Harume Kubota com a música “Tempo de Mudar” e a leitura do poema “Vamos salvar o nosso planeta”. 
Em seu pronunciamento o prefeito João Luís dos Santos destacou a iniciativa da Administração em adquirir para a Alimentação Escolar, hortaliças, legumes e frutas produzidos pelos produtores rurais do município. “Dessa forma sabemos a procedência e garantimos a qualidade dos alimentos que nossas crianças estão ingerindo nas escolas”,  disse.  Além disso, o prefeito lembrou que muitas das doenças que desenvolvemos são causadas pela má alimentação, como a hipertensão, problemas renais e alguns tipos de câncer.

Palestra
Durante a palestra, a nutricionista Angélica Nogueira, citou a fala do prefeito João Luís e com auxílio de slides, elencou outras doenças causadas pela alimentação errada, como doenças cardíacas, AVC, câncer, diabetes, doenças crônicas respiratórias, entre outras. “Pesquisa recente apontou que 45% das mortes causadas por essas doenças foram prematuras, ou seja, pessoas que morreram antes dos 70 anos”, informou a nutricionista.
Estudo feito de 1974 a 2003 mostrou aumento de 400% do consumo de refrigerantes, 100% consumo de queijos; em contrapartida diminuiu 50% consumo de peixes, 31% de feijão e 23% de arroz, além do que as pessoas comem apenas 1/3 de verduras e legumes necessário para o organismo.  Após a palestra, houve um debate com a plateia para demais esclarecimentos.

Homenagem
A comemoração ao Dia da Agricultura Natural também contou com homenagens aos parceiros que ajudaram na realização do evento. Receberam troféu em agradecimento representantes da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação, Daep, Rede Sans, Centro Paula Souza, Agroplis, Sindicato Rural de Penápolis e Fundação Mokiti Okada.
Ao final do evento, todos presentes foram convidados a degustar farta mesa de alimentos produzidos sem agrotóxicos cultivados por produtores de Penápolis que trabalham nesse ramo da agricultura.

Secom – PMP 


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

03/08/2011 - POLÍCIA: Acusados participam da reconstituição de crime

03/08/2011 - Motorista é suspeito de praticar furto em Avanhandava

03/08/2011 - Garoto de Luiziânia morre; atestado diz ser meningite

03/08/2011 - Não houve vítima no acidente em vicinal

03/08/2011 - Ruas do Residencial Fernanda e da Village são recapeadas

03/08/2011 - Crianças ajudam a contar “Histórias Daqui e de Lá”

02/08/2011 - CÂMERAS: Pedido do vereador Hugo é efetivado

02/08/2011 - Plantão Policial: Auxiliar tem moto roubada por bandido

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.